Sistema de saúde na Holanda


Ao contrário do que acontece em Portugal o sistema de saúde na Holanda é pago e obrigatório. Pode parecer elitista mas não o é pois há abono de saúde, ou seja consoante o ordenado poder-se-à receber parte ou a totalidade do valor pago mensalmente.

O seguro básico custa cerca de 90€, dependendo da seguradora. Nele está incluído o médico de família, alguns medicamentos, urgências e especialidades quando o médico de família acha apropriado.
Para comparticipação de contraceptivos segundo me constou há um sub-seguro, tipo extra, como há para dentista, medicina alternativa, etc.

Outra grande diferença é eles serem super calculistas, segundo o que li pode-se optar por parto em casa com parteira ou num centro de partos, hospital só em casos de risco ou com epidural, durante a gravidez é possível que se façam apenas duas ecografias. Citologias fazem-se de 5 em 5 anos a partir dos 30anos, mamografias acho que o meu médico me disse que também de 5 em 5 anos a partir dos 50 , tudo independentemente se há historial familiar ou não. Nem sei quanto a amniocintese...

Também ninguém vai a nenhum especialista sem a prescrição do médico de família a não ser que seja uma urgência, que penso ser uma ideia muito inteligente.

Falando de coisas muito positivas, está quase tudo informatizado, podemos marcar consultas on-line, pedir receitas on-line, pelo nosso número de contribuinte ou data de nascimento vêm os processos que temos, não há filas de espera nas urgências e até hoje fui sempre muito bem tratada.

Neste momento não tenho grande experiência mas também já me apercebi que as experiências variam de pessoa para pessoa, de hospital para hospital e de médico para médico.

1 comentário:

  1. E variam também dependendo da situação, para as mesmas pessoas. Minha própria experiência é quase zero porque só temos usado o médico praticamente apenas para o miúdo (apesar dele também ser seguido por um consultório que é 100% de borla e aplica-se a todas as crianças pelo menos até aos 4 anos) mas conheço varios casos, e conheço directamente as pessoas não é de ouvir por terceiros em que ficamos assustados como a coisa funciona aqui.
    E curiosamente um casal amigo cuja filha nasceu cá estavam muito satisfeitos com tudo até há uns tempos em que passaram por uma das más experiências (que eu acho serem mais do que o normal) e agora já mudaram um pouco de opinião.
    Mas sem dúvida que têm coisas positivas e não é tão mau como cheguei a supor a certa altura.

    ResponderEliminar