Programa VEM


Tenho visto muita gente partilhar notícias sobre este programa do estado para atrair quem saiu do país.
Ao ler o resumo do programa penso que é ridículo, pelo número de projectos que podem ser financiados, pelos valores, pelas soluções, pela falta de vantagens em voltar.

Sim quem está desempregado poderá ser algo a pensar, mas sinceramente quem está fora há muito tempo tem uma vida inteira no outro país, para quem emigrou há pouco tempo tem na memória a diferença que foi mudar, as vantagens, a falta de trabalho e lembra-se porque emigrou.

Quem sai do seu país busca algo melhor, só volta se não encontra, alguns voltam quando querem investir no seu país e voltar às origens.

Eu acho um embuste, acho que nada irá mudar em Portugal, os políticos continuarão a ser corruptos, a roubar, a fazer trinta por uma linha e pouco ou nada lhes vai acontecer. Os políticos vão continuar a viver luxuosamente, as cunhas vão continuar a existir, os estratos sociais mais baixos vão continuar a ser os mais afectados e quem voltar tão cedo provavelmente até se poderá vir a arrepender.

Valerá a pena voltar para um país que não consegue sair do buraco que cavou?
Valerá a pena desistir de uma vida melhor por amor à pátria, a uma pátria que não nos deu o suficiente ou mesmo nada?
Valerá a pena voltar para termos de voltar de novo a sair?

Se tenho saudades? Tenho.
Se gostaria de voltar? Claro que sim.
Se volto por algo pior ou instável só porque é o meu país? Não.

Não condeno quem voltar, se voltam é porque acham por bem ou porque não estão bem.
Eu para voltar é preciso muito!

3 comentários:

  1. Concordo contigo!! Absolutamente ridículo, mas ainda mais quando tenho amigos dentro de Portugal, que estão a fazer das tripas coração (muitos com vontade de emigrar, mas que para isso também é preciso dinheiro) para sobreviverem! E estão estes politicozecos a burrifar-se para quem quer lá ficar e vêm com programas falsos e de tretas a tentar o impossível, só para depois dizerem "nós tinhamos o programa e ninguém aproveitou ". Esta gente das leis e programas em PT devia ter vendido o carro, se despedir dos familiares e tantar como eu e tu tentámos e terem a coragem de sair e depois vinham-me dizer se estes programazecos da treta lhe diziam alguma coisa .... cambada de palhaços !!!!

    ResponderEliminar
  2. esperto é quem sai. Acho que paira na cabeça de muito essa intenção

    ResponderEliminar