O que me apercebi nestas férias

Estive ausente porque fui de férias a Portugal... Curto, cansativo mas bom :D

Mal aterrámos a abrupta diferença de temperatura foi notória, saímos de casa a chover e com 2º e aterrámos com sol e 18º, ainda nesse dia estiveram 30º!

Ainda apanhámos dias nublados mas a luz de Lisboa é
completamente diferente da de Amesterdão, a luz em Lisboa ofusca mesmo! O sol fica bem alto, o que leva a uma intensidade de luz diferente, foi aí que percebi que o que mais falta me faz (em termos meteorológicos) não é o calor nem apenas a diferença das horas de sol anuais, porque no Verão os dias na Holanda são maiores do que em Portugal, o que faz mesmo diferença é o tipo de luz.

Passando à frente, outra constatação foi que em portugal nós sabemos que nos aproximamos de uma cidade ou povoação grande pela quantidade de casas que vemos nas encostas. Ia eu do aeroporto para Odivelas e dou por mim a olhar encosta acima completamente deslumbrada e a pensar que aqui na Holanda não se vê casas na encosta porque não há encostas.

Almoçar e jantar, já não sabia o que era comer duas refeições por dia... Andámos embuchados estas duas semanas, inevitavelmente ganhámos peso, mas a comida é tão boa, sentar à mesa com a família e os amigos a comer e conversar é tão bom. Melhor ainda é que não há hora de ir para casa, ao contrário da Holanda (ouvi dizer que nos mandam embora das festas e jantares) eu se estou em casa de família ou amigos tenho de me forçar a sair ou ficamos lá toda a noite. Por nós ficamos a falar até estarmos a dormir em pé!

Todo o dia a dia é diferente, ir às compras às 22h é possível, começar a jantar às 21h é normal, todas as rotinas são diferentes e não só porque não vamos trabalhar, são mesmo os horários, a facilidade de encontrar as coisas, o modo como os supermercados estão organizados, muita coisa do dia a dia é diferente...

Eu gosto de viver na Holanda, mas há muita coisa que me identifico mais com Portugal, sem dúvida!




2 comentários:

  1. Como te compreendo...a 100%! Para mim fechar tudo tao cedo e simplesmente enervante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meeeesmoooo... Ainda pensei que me ia habituar mas não, apenas convivo com isso mas ficarei a pular de contente quando alguma coisa estiver aberta a horas mais tardias :D

      Eliminar