Dia dos moinhos

Holanda, país das túlipas, canais, queijo, stroopwafels, bicicletas, canábis mas não só!

A Holanda tem imensos moinhos e o dia do moinho é celebrado no segundo sábado de Maio. Neste fim-de-semana podem visitar-se centenas de moinhos. Há alguns que são considerados Património da Humanidade pela UNESCO, como é o caso de Kinderdijk onde se podem tirar excelentes fotografias e vale a pena passear  por aqui porque a zona é lindíssima!

Também já fui a Zaanse Schans onde, fora os moinhos, podemos visitar diversas lojas com oficinas onde mostram a arte tradicional de fabricar socas, queijos, etc. Vale a pena a visita também.

Outro moinho muito conhecido em Amesterdão é o da Brouwerij't IJ que é uma fábrica de cerveja artesanal onde se vende a mesma no piso térreo, excelente para se ir beber umas cervejas no verão.

Perto de nossa casa existe um moinho em funcionamento e aberto ao público diariamente com visitas guiadas pelo moleiro (no meu caso muito simpático). Foi ao visitar este moinho que fiquei a saber que o pai de Rembrandt (famoso pintor holandês) era um moleiro. Caso queiram um casamento diferente, no entanto acho que os preços eram um pouco altos, a cerimónia e/ou copo-d'água podem ser realizados aqui sendo que a sala de matrimónio comporta apenas 40 pessoas.

































2 comentários: