Temos muita sorte mesmo!!



Viemos do México de malas e corações cheios. O país é lindo, as pessoas simpáticas, nunca me senti super insegura, apesar de ter mais cuidado no dia-a-dia do que na Europa.
Foi uma viagem de sonho mas também marcada por encontros com realidades muito diferentes.

Passámos pelo aeroporto da cidade do México e eu, como faço em todos os aeroportos, enchi a garrafa de água da torneira. NÃO FAÇAM ISSO! A água sabia mal e na realidade não é própria para beber.

O Ricardo diz que o povo em Puerto Vallarta é feliz e bem disposto porque vive junto ao mar e com vistas daquelas quem não é feliz?! Mas para chegarem ao mar têm de dar uma grande volta até à marina pública, que dá acesso ao pontão e daí para a praia porque a zona costeira está cheia de resorts como aquele em que estávamos.

Na cidade do México há muita pobreza, há quilómetros de barracas/favela encosta acima, uma visão que a mim me custou e me fez ver que temos tanta sorte! Mas tanta!!!

O Ricardo dizia que se ficássemos lá muito tempo quem ficava pobre era eu porque sempre que via gente pobre a vender coisas ou miúdos a pedir dinheiro eu lá ia cedendo...

E agora, de volta à Europa, voltamos à questão dos refugiados... Reclamar sobre as regalias que eles podem ter é fácil quando estamos sentados no nosso sofá, escrevendo no nosso computador que achamos mal, que os nossos sem-abrigo, as nossas crianças, etc...
Mas não é verdade que antes de haver pessoas a morrer na guerra e nos barcos com crianças no colo já havia sem-abrigo?!
Devemos deixá-los e esquecê-los?! Não! Mas enquanto os defendemos afincadamente no facebook já nos dirigimos a algum órgão competente para saber como ajudar? Já fizemos doações a alguma instituição que ajuda "os nossos"?

Todos poderão ter os seus pontos de vista e a sua razão, mas reclamar e não fazer nada não vai resolver nada! E esse é um dos motivos porque faço este post, o tempo que passam a reclamar que "os nossos" coitadinhos, dediquem a arranjar alternativas, a ajudar os que tanto defendem.

Apontar dedos é fácil, criar soluções e fazer parte delas é mais difícil e dá trabalho mas ao menos leva a algum lado.

Este texto foi escrito há uma semana. Os acontecimentos de sexta-feira em Paris são tristes mas não nos devem fazer recuar na ajuda a quem precisa, a quem foge dos mesmos responsáveis pelos ataques realizados recentemente!



6 comentários:

  1. Tive agora a ver os vídeos que saudades do México (fui em 2010)

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Vale muito a pena, não é assim tão inseguro mas depende das cidades e como em tudo temos de ter cabeça e não andar a exibir tudo e mais umas botas!
      Vai e vais gostar!

      Eliminar
  3. Concordo na íntegra na questão relativa aos sem abrigo. Não me pesa a consciência porque faço parte de um projecto para os ajudar e ajudar famílias carenciadas. Não cumpro mais que a minha obrigação enquanto cidadã.

    ResponderEliminar