Micróbios VII

Para não pensarem que sou maluca vamos falar de higiene com atoalhados e panos de cozinha.

Cozinha:

-Pano amarelo: Este eu uso apenas e só para limpar a bancada. Especialistas dizem que deve ser trocado todos os dias mas eu troco uma a duas vezes por semana, fervo com vinagre e água antes de por na máquina porque lavo juntamente com roupa branca.

-Pano da loiça: Sim, existe pano da loiça e das mãos, a diferença é que o da loiça não tem pêlos. Usa-se apenas para limpar a loiça depois de a lavar, por norma a minha loiça fica a escorrer. Lavo uma vez por semana.

-Pano das mãos: Eu uso este pano para limpar as mãos depois de as lavar. Não uso para limpar as mãos sujas. No meu caso ponho para lavar uma vez por semana.

E se cai alguma coisa no chão??? Faço uma de duas coisas, ou limpo com papel de cozinha ou com um pano amarelo que ponho imediatamente para lavar (depois de fervido).

Atoalhados e lençóis:

Eu lavo as toalhas e lençóis todas as semanas, por norma não é preciso mais que isso, aqui nunca faz um calor terrível de suar toda a noite por isso uma vez por semana acho suficiente, assim como os pijamas.
Nos hotéis não peço serviço todos os dias, acho um desperdício, se não o faço em casa porque faria fora?!
As toalhas de banho depois de usadas são secas esticadas para secarem rápido e a porta da casa-de-banho fica aberta com o extractor de ar ligado para sair a humidade.

7 comentários:

  1. Temos hábitos muito parecidos. Apenas diferimos na forma de lavar os panos da cozinha: eu lavo-os todos juntos, numa máquina a 90 graus. Claro que se estragam muito mais facilmente, mas só assim é que os sinto desinfectados, Ou então, fervendo-os, como tu fazes. As toalhas e os lençóis também mudo com a mesma frequência que tu. Beijos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) desde que nos sintamos bemé o que interessa...
      bom fim-de-semana Maria :D

      Eliminar
  2. Adorei ler sobre os teus hábitos..confesso que não faço tanto distinção com os panos de cozinha, mas depois de ler o teu post..fiquei a ponderar se não o deveria fazer. Eu troco os panos várias vezes durante a semana, mas não tenho um para cada função e se calhar é provavelmente um erro.
    Gostei das dicas.. ;)
    Beijinhos*

    Já estou a seguir te! Faz também uma visita ao meu blogue e espero que gostes do que tenho publicado por lá..
    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. aqui em casa somos os dois enfermeiros e principalmente eu que trabalho no bloco... temos obviamente a mania das limpezas xD

    ResponderEliminar
  4. ê cá pra mim acho qu'isso é mais mania que higiene. eu só uso, não lavo. deve ser por isso que não dou muita importância ao assunto. bem depois tambem não tenho os conhecimentos de "bichos" que tu né? mas aqui em Portugal os "bichos" são pacificos....hehehe

    ResponderEliminar