Um roteiro de Amesterdão

Muita gente me pergunta o que ver em Amesterdão e a minha resposta acaba sempre por ser um pouco complexa. Tudo depende do que querem ver, qual o vosso orçamento etc...

Então para quem gosta de museus:

-Aconselho muito o museu do Van Gogh principalmente se forem numa sexta-feira `a noite pois costuma ter música ao vivo e workshops (vejam o programa).

- Rembrandt huis ou casa de Rembrandt - Adorei ir, é um museu muito interactivo onde mostram como é que eram feitas as placas para impressão, como e quando se usavam as cores nas pinturas visto os preços de algumas serem astronómicos e inclui audio com o bilhete normal.

- Amsterdam Museum - Para quem quiser conhecer um pouco da história da cidade, tem vários vídeos (incluindo em portugês) ao longo da exposição, interessante e interactivo.

-Rijksmuseum - Conhecido como o Prado de Amesterdão não achei que tivesse valido muito a pena, mas é uma questão de opinião. O edifício é lindo e isso sim vale umas boas fotos! Sim o famoso quadro The Nights Watch é impressionante...

-Museu Casa de Anne Frank - Na minha modesta opinião, não acrescentou nada `a história que conhecia. A casa está vazia, tem a estante por onde entravam e (supostamente) o papel de parede original com algumas coisas que ela escreveu, tem umas maquetas para se visualizar a casa com a mobília, passam uns documentários numas televisões e é isso. É uma questão de opinião, já ouvi pessoas a concordar comigo e a discordar. Mas se querem ir vejam no site (link acima) e comprem com muita antecedência (um mês e meio antes no minimo) pois esgota rápido. O custo é de 9€, marcam logo a hora e evitam a fila interminável para quem não comprou on-line.

-Micropia - Museu dos microorganismos eu adorei mas é a minha área... MAs os meus irmãos e sobrinha também gostaram. É mais uma vez um museu muito interactivo, interessante e que fala dos seres mais abundantes e importantes no mundo! Nem todos os micróbios são maus e no nosso corpo as células mais abundantes que temos são bactérias...

-Nemo - Do género do Pavilhão do conhecimento, muito giro e didático, orientado para crianças mas os adultos também se divertem! Tem uma esplanada com uma vista fantástica.

-Stedelijk museum - Museu de design, interessante mas não foi um favorito.

Há mais museus mas eu só fui a estes...

Quanto a sítios para ver, é de visita obrigatória uma volta pelo Vondelpark (de bicicleta ainda melhor), Museumplein onde se encontram os museus e as letras Iamsterdam para tirar a foto da praxe, rembrandt plein, Begijnhof, Dam square, Red light district, Central station, Brouwerij'tij (moinho cervejaria com fabrico próprio), agora há o Amsterdam light festival que pode ser todo visto a pé (vejam os percursos on-line e o percurso de barco pode ser muito bem feito a pé que se vê bem), Biblioteca perto da central station (bela vista).

Obrigatório também é fazer um cruzeiro pelos canais (pelo menos eu acho que vale muito e pena), ainda por fazer os concertos gratuitos `as 12h30 todas as quartas (excepto julho e agosto) no concertgebouw, há também excursões e outras atracções gratuitas aqui.

Para o mais aficionados em cerveja em vez de irem `a Heineken tentem o delirium, perto da central station, onde podem escolher entre mais de 720 cervejas, petiscar algo ou mesmo fazer uma refeição (os hambúrgueres são bem bons) ou então o  beer temple bem no centro da cidade, perto da Dam square.

Cafés e restaurantes para todos os gostos e carteiras basta verem a time-out daqui que se chama Hello Amsterdam.

Vejam também aqui o cartão da cidade, consoante o que forem ver pode compensar ;)

Enjoy!



4 comentários:

  1. Fizeste ótimas sugestões =) eu quando estive aí, adorei visitar o museu Van Gogh e a famosa casa de Anne Frank. Um verdadeiro "must" a visitar-se, quando se está de passagem por Amesterdão. É uma cidade super bonita..e existe um parque de flores, o Keukenhof...que se me recordo não fica em Amesterdão mas vale apena visitar. Estive lá quando era mais nova e lembro-me que adorei! =)
    Beijinhos*

    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O keukenhof apenas está aberto de vintes de Março a vintes de Maio!

      Eliminar
  2. Boas dicas ;)

    Eu costumo incluir o Albert Cuyp markt, e se estiver bom tempo um percurso a pe que se faz bem (fi-lo com um grupo de amigos que veio de PT quando estava gravida de 4 meses ou 5 meses ;)
    - Dam
    - Begijnhof
    - Rembrandtplein
    - Bloemenmarkt (Mercado das Flores)
    - Leidseplein
    - Museumplein

    E se o pessoal vem com tempo e vontade ir as compras, ou apenas passear pelas ruas da cidade, tem sempre De 9 Straatjes: http://www.theninestreets.com/

    bjinhos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu costumo fazer a cidade toda a pé c os meus amigos, saímos em leidseplein e é sempre a andar cidade fora ;)

      Eliminar