Químicos e alterações neurais

Estive numa apresentação de um estudo conduzido ao longo de vários anos em que foram analisadas diferentes substâncias químicas e a sua influência em problemas neurológicos como défice de atenção ou comportamento agressivo. 

Foi interessante por vários motivos mas um deles mostra o quão importante é uma dieta variada, o quão importante é uma dieta à base de produtos biológicos e/ou sem químicos. Porque mesmo os insecticidas e afins mais modernos, que na teoria deviam ser metabolizáveis (usados pelo nosso organismo sem prejuízo na saúde), são detectados na urina, no leite materno e no cordão umbilical em quantidades elevadas.
Outro factor interessante foi que se verificou que estes efeitos são mais prováveis em fetos do sexo masculino, mas não se sabe porquê. Os efeitos no organismo e a forma como as células se comportam é completamente diferente sendo um feto feminino ou masculino.

Comer muito peixe, especificamente predadores como o espadarte ou peixes de fundo, aumenta substancialmente o mercúrio presente no feto e nós pensamos que comer peixe é muito melhor do que comer carne.

Apesar do DDT ter sido abolido na Europa as concentrações estão presentes em quantidades elevadas.

Claro que é impossível alimentar um planeta inteiro com base em produtos biológicos e "animal friendly", porque a procura seria maior do que a capacidade de produção, fora os custos não serem suportáveis pela maioria da população.

Se comemos carne em excesso pode levar a um aumento de risco de certas doenças, peixe em excesso aumenta o valor de mercúrio que é prejudicial, vegetais em excesso leva à acumulação de produtos químicos no nosso organismo que podem ser prejudiciais.

Mas depois desta apresentação volto a achar que a melhor dieta é uma alimentação equilibrada, variada e que nos faça sentir bem e saudáveis.

Alguma da informação obtida está disponível neste vídeo.


1 comentário:

  1. Excelente post e nao podia estar mais de acordo, nos ultimos tempos adaptei a alimentacao equilibrada e e o que tenho feito de melhor para bem da minha saude :)
    O video esta muito bom e deixa-nos seriamente a pensar :)
    Bjinhoss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar