Isso são amigos demais

Já me tinham dito que os holandeses não fazem muitas amizades novas quando mais velhos. Explicaram-me que tal facto se devia a que é meio que instituído que 5 amigos são a conta certa, eventualmente 6 mas nunca mais.
Achei que talvez fosse exagerado, mas já tinha ouvido alguns holandeses concordar com tal afirmação.
Recentemente fomos jantar com os nossos vizinhos de baixo, uma conversa muito agradável e acabou comigo a perguntar se tal era verdade. Depois de reflectirem ambos concordaram que era verdade, porque ter muitos amigos dá muito trabalho.

Depois perguntaram quantos amigos eu tinha e eu expliquei que tenho amigos mais próximos e menos próximos, mas que com certeza mais de 5. Surpresa, espanto e incompreensão de como se conseguem manter tantas amizades, porque dá trabalho!

Sim, manter amizades implica investir tempo nas pessoas, mas eu não acho que dê trabalho, são meus amigos, dá-me prazer estar com eles, investir tempo neles, continuar a crescer com eles e a aprender com eles...

Somos de facto muito diferentes e, como eles próprios concordaram, a maioria dos imigrantes afirmam que é muito difícil fazer amigos holandeses, porque na sua maioria já têm os 5 (ou 6) espaços preenchidos...



10 comentários:

  1. E ete vai de encontro a tudo o que penso ate agora, sou adepta da maxima, "poucos mas bons" e ja passei a admirar ainda mais os holandeses :)
    Bjinhosss e boa semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro poucos mas bons mas não descartas ser amigo de alguém só porque já tens 5 mesmo que sintas empatia com essa pessoa, que pode até vir a ser muito importante na tua vida...

      Eliminar
  2. Eh pa essa é nova para mim. Nova e surpreendente. Alguem escreveu contrapondo que "o melhor do mundo são os amigos". Não é tanto assim, mas não deixo de me identificar em parte com a frase. É que a familia, para mim, é o mais importante! Mas não me estou a ver únicamente com 5 ou 6 amigos. Ate porque sou muito extrovertido e facilmente faço amizades. Claro que há amigos mais chegados e amigos menos proximos, contudo um amigo é algo que faz parte de nós e com que nos identificamos. E sim Vera, vale a pena investir em amigos e tu sabes bem que sim!

    ResponderEliminar
  3. Por acaso quando aí estive fiquei com a sensação que eram preguiçosos! Até nas amizades, estou a ver ;) =P

    Um beijinho dourado,
    O Biquíni Dourado
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
  4. Bem. Não sou holandesa.
    Por isso mesmo, nem cinco amigos (próximos) tenho. Não tenho pachorra, pronto.
    Se perco com isso? Dir-me-ão que sim, com toda a certeza. E eu deixo a malta falar à vontade. ;p

    ResponderEliminar
  5. acho que os zalemäes säo i-guai-zinhos aos vizinhos das terras baixas. vejo pelo marido que tem nos melhores amigos os colegas do tempo da escola. agora veja o perrengue que é pra gente ter mudado de cidade há um ano atrás. acaba que a gente vive viajando pra poder encontrar pessoas.

    ResponderEliminar