Espermograma

Aqui por norma não fazem espermograma antes de começar um tratamento mas em Portugal, enquanto andei a ser seguida, foi-me recomendado o Ricardo fazer. Para despistar e porque já que eu andava a fazer tantos exames "vamos por o marido a trabalhar um bocadinho também".
Fez-se o exame e os resultados não foram ideais. Teratozoospermia (morfologia anormal de uma percentagem maior do que a normal, sim que ninguém tem todos os espermatozóides bonitos, perfeitos e móveis).
Voltando para a Holanda, levámos os resultados a uma das minhas consultas. Pediram um segundo exame (feito sensivelmente 1mês e meio depois do primeiro) e o resultado veio normal!

É normal haver variações, a alimentação influencia muito e em Portugal comemos muito pior do que aqui. Mais, um mês e meio é tempo mais que  suficiente para ter esperma totalmente novo. E ainda, quando cá cheguei e perante o primeiro resultado fui pesquisar e, mesmo não havendo dados conclusivos, comprei um suplemento vitamínico de omega 3, viamina D e DHA que poderia ter um efeito favorável na morfologia. Mal não fez, apesar de atribuir a melhoria do resultado maioritariamente ao nosso estilo de vida bem mais saudável do que em Portugal.

Aconselho a quem quer engravidar e possa ter alguma dificuldade a procurar um estilo de vida saudável, tanto para os homens como para as mulheres, ajuda na fertilidade de ambos e só traz benefícios.


4 comentários:

  1. Concordo inteiramente. O livro que te dê foca isso na precisão. Já começaste a ler? Estás a gostar? Espero que esteja a ser útil.Tudo a correr bem!

    ResponderEliminar
  2. Não sabia que a alimentação influencia a "saúde" dos espermatozóides, pronto já aprendi uma coisa nova hoje :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alimentação influencia tudo nos nossos corpos, espermatozóides, óvulos, coração, tudo ;)

      Eliminar