Que raio de mãe sou eu...

Hoje ouvi de uma colega minha a seguinte meia questão retórica "Mas que raio de m..." e o resto eu deduzi que era "Que raio de mãe sou eu" e porquê?? Porque não faço questão de ter um fatinho novo para levar a minha filha do hospital.

Porque não faço questão? Porque tenho amigos e família que me vão dar/emprestar roupas de bebé e eu acho que o meu dinheiro pode ser usado para um fim muito melhor como crio preservação de células estaminais que aqui pouca gente sabe que é possível e que existe uma companhia pública que o faz e fica em base de dados nacional (restrito a alguns hospitais mas possível) e 3 privadas que guardam apenas para usufruto do próprio. Acho muito mais importante investir em abrir-lhe uma conta bancária para quando for estudar, ou poder dar-me ao "luxo" de tirar licença parental para adicionar à licença de maternidade mas que é paga apenas parcialmente...

Fora isso esta pessoa não tem filhos, por opção, cada um faz o que quer e eu não julgo ninguém. Uma colega nossa optou por nunca dar de mamar aos filhos, opção dela. Eles têm filhos em casa por opção.

Eu opto por comprar coisas em segunda mão (carrinho, banheira, cadeira de alimentação, etc) e usufruir do que nos possam dar e emprestar para não ter de gastar dinheiro por coisas que servem algumas semanas ou meses e isso torna-me uma terrível futura mãe????


Depois ainda disse que queria usar fraldas reutilizáveis e haviam de ver a cara dela...


10 comentários:

  1. Acho que fazes bem. E há peças tão bonitas em segunda-mão. Eu dei as minhas (de quando era bebé) a várias amigas/conhecidas daqui. Ainda tinha a minha colcha de berço, vê lá tu. E tudo em bom estado, embora com 46 anos. Já o meu marido deu muitos dos seus livros infantis a crianças portuguesas a viver cá. As coisas devem circular para a energia fluir. By the way, já viste os videos? Gostaste? E a tua amiga está a gostar do livro que te dê?
    Tudo a correr bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu também acho que não faço mal. Sabes que sou ecologista, não extremamente e ainda com um longo percurso a percorrer, mas é um desperdício de dinheiro e recursos não reutilizar coisas em bom estado.
      Sim a roupa é barata, mas é feita por escravos e se deitarmos fora o fora é no nosso planeta que já não consegue lidar com a quantidade de lixo que produzimos...
      Ainda não vi, tem sido demasiada agitação nas últimas semanas mas está na minha lista de prioridades porque adoro estes documentários :D
      Sim, ela começou a ler e está super agradecida pelo livro :D lá está circular energia e eventualmente ajudar alguém...
      Beijinho grande

      Eliminar
  2. As tretas do costume. Nunca opino sobre as opções de cada um. Eu também fiz criopreservação. Por opção. Dei de mamar por opção. Cada um faz como bem entende. Não sou melhor nem pior do que ninguém. Mas, prepara-te. Em Portugal é uma constante o julgamento quanto à forma como exercemos a maternidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Raquel, mas esta era holandesa, a mesma que me disse que eu não me podia queixar de estar enjoada (depois de me perguntar como andavam os enjoos) porque estou grávida por opção...
      Portugal está longe, a maior parte das pessoas não me chateia e até podia discordar comigo, que nada tenho contra pessoas que têm escolhas diferentes, mas questionar desta forma por algo que é banal a sério?! Se fosse algo que colocasse a miúda em risco OK, mas neste caso nem é...
      Enfim, a criar calo ;)

      Eliminar
  3. Por aqui foi tudo pensado ao pormenor, so podemos contar connosco, não ha roupas de marca, a banheira e o barco foram do Ikea, também pensei em fraldas reutilizáveis mas chegamos a conclusão que não dava, a medida que o tempo passa apercebem-nos disso, mas e assim que aprendemos. Acho que hoje em dia se da demasiada importância, quando cada qual sabe de si e se confiarmos no nosso instinto saímos todos a ganhar, mas sempre com bom senso. As roupinhas do meu bebe quando não servem vou entrega-las a lojas de caridade porque ha muita gente a precisar mais do que nos. Quanto ao amamentar não dei por opção mas sim porque foi o melhor para mim e para o meu bebe apesar dele não gostar da maminha, mas sempre a alternativa da maquina de bombar. Quando se quer muito uma coisa, tudo se faz.
    Bjinhosss
    PS: O meu bebe também e IVF e não foi feito por opção, foi feito com muito amor. Acho que as pessoas ja não pensam no que dizem... tem que se lhe da um desconto e ignorar por mais difícil que o seja.
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Matilde mesmo que não dar de mamar fosse porque não queres é válido tanto como dar de mamar.
      Ter filhos é uma opção minha, e conseguir deu algumas dores de cabeça e não só, felizmente foi rápido mas a gravidez não é maravilhosa para todas as pessoas e não há problema em admitir que não gostamos. Agora está melhor mas tenho tido mais dores, mas ver a barriga mexer quando ela se mexe é muito fixe.
      Acho que não sou má pessoa/mãe se não fizer questão em comprar roupa quando tenho possibilidade de ter roupa oferecida/emprestada por amigos...
      Sim, eu dou desconto, a minha resposta foi que sou uma mãe prática e que isso não faz de mim pior ou melhor... ;)

      Eliminar
  4. Sabes o post da Bimby que escrevi? Não tendo nada a ver o assunto, a xico espertisse é a mesma.
    O que raio têm as pessoas de questionar seja o que for das tuas escolhas????? Que raiva! Que nervos!
    Acho que fazes muito bem e estas a pensar muito bem! Os outros? Que se danem que da tua vida sabes tu.
    Beijinhoooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim lembro e comentámos sobre isso ;)
      Pois... é isso que penso e tenho de continuar a pensar assim senão dava em maluca...

      Eliminar
  5. Ahahaha, o que eu mais gosto da gravidez e maternidade é que TODA a gente tem alguma coisa a dizer sobre o assunto. E há sempre alguma decisão da mãe que ofende alguém. No momento às vezes dá vontade de espancar as pessoas, mas olhando de fora até dá vontade de rir.
    Dá até vontade de dizer coisas chocantes só para ver a cara das pessoas :p

    Os miúdos estão nem aí para se as coisas são novas ou não, desde que estejam confortáveis estão felizes, e o dinheiro faz falta para muitas outras coisas. Por aqui temos montes de coisas em segunda mão, incluindo berço, carrinho, banheira, bomba de leite, etc e eu só me dou por feliz por poder ter poupado tanto. Um beijinho grande*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o meu pensamento ;) que o Dom Martim traga muitas felicidades e que tu consigas levar estes comentários relaxadamente que ainda tens também muitos anos de comentários de terceiros ahahahaha

      Eliminar