Turismo... Relação amor-ódio

Todos adoramos viajar, visitar países novos, cidades novas, culturas diferentes mas quando chega à nossa cidade uma invasão de turistas o sentimento muda.
Claro que com o turismo vem dinheiro, há cidades que vivem apenas e só de turismo, aliás há países que vivem praticamente apenas disso. Por outro lado, hoje em dia os locais para onde vamos de férias provavelmente já não são originais.

Com o turismo vem a necessidade de acomodar um maior número de pessoas, como vemos em Lisboa isso tem dificultado a vida a quem quer lá viver. Se não houver locais a experiência já não vai ser tão autêntica, já não se verão os traços de personalidade da cidade, aquilo que a tornou tão única. O turismo muda as cidades, os locais, os países e não necessariamente para melhor, até os restaurantes que adaptam a culinária ao que acham que os turistas querem.

Amesterdão é uma cidade pequena, o centro é relativamente pequeno, tudo se faz a pé praticamente mas ir ao centro no fim-de-semana em dias de sol torna-se altamente fatigante. Lisboa anda um caos e o turismo retira muito a qualidade de vida dos locais.

Se por um lado é espectacular ter turistas a irem à nossa cidade e dizerem maravilhas dela, por outro o turismo desenfreado acaba com o que torna um sítio especial...


9 comentários:

  1. É verdade. Sinto isso em Lisboa. Sobretudo, porque trabalho mesmo no centro histórico e vejo cada vez mais turistas! Se, por um lado, é óptimo para a economia, por outro, se as coisas não foram bem geridas, torna-se o caos...

    ResponderEliminar
  2. Entendo o que dizes...

    Por um lado gosto de viajar e, também, de ver as minhas cidades portuguesas de eleição com vida quando no passado estavam negligenciadas!
    Por outro, já começa a chatear certas zonas estarem completamente entupidas de gente, ser difícil encontrar restaurantes que não estejam a abarrotar e já nem falo nos preços exorbitantes que estão a ser praticados em alojamento porque é muito mais fácil alugar os imóveis a turistas do que a locais...

    ResponderEliminar
  3. Segundo os meus amigos e familiares o Porto esta igual... Agora imagina Londres. Ja desisti de ir ao centro aos fins de semana. Mas o ser humano e assim mesmo, não tem meio termo, e adora excessos, o que e lamentável. :(
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  4. Lisboa deve estar a abarrotar. E não vamos já, já (mas daqui a algumas semanas). E só ontem conseguimos um quarto num hotel, a um preço "mais aceitável". Foi uma pequena saga conseguir "uma vaga". Ora os preços são muito altos, ora a localização é para os arrabaldes e iria precisar de alugar carro todos os dias porque vamos precisar de estar em Lisboa por diversos motivos, ora contactávamos com os senhorios das casas supostamente disponíveis nas datas pretendidas, de acordo com o site em consulta, e afinal não era assim (as casas já estavam tomadas), ora o outro site em consulta encaminhava-nos para hostels e casas de banho partilhadas (já o fiz há 20 anos, mas agora queria um pouco mais de privacidade). Já estava a ver a coisa muito mal parada. Preferia um apartamento (sempre poupava mais na alimentação), mas hotel será ( é próximo da Gulkenkian, e dá-me mais jeito assim, por várias razões).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu percebo-te perfeitamente... Eu vou 1-17 mas tenho casa e carro e o metro para ir ao centro pode ser boa aposta, táxis são relativamente baratos e uber então nem se fala.
      Gulbenkian é um bom sítio e tens imensos transportes ;)

      Eliminar
  5. Quando voltares, ainda estaremos cá. Contava ser mais fácil arranjar alojamento, uma vez que não vamos no pico do Verão ( mas, pelos vistos, o pico agora é sempre).
    A Gulbenkian é um local que adoro e faz parte da minha história (estudei na Nova, na Avenida de Berna e ia muito à biblioteca da Fundação). E gosto imenso de almoçar nos jardins, na esplanada do museu.:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim o pico agora é o ano todo, Lisboa está na moda... Mas ao menos arranjaram alguma coisa num localização excelente :D

      Eliminar
  6. Completamente! Quando vivia no centro chateava-me imenso com a lentidão de centenas de turistas no Chiado, quando eu só queria chegar a casa... Com o turismo todo o centro está a ser reabilitado (o que é ótimo para a cidade e para a minha profissão) mas por outro lado as rendas dispararam e já é difícil encontrar alugueres de longa duração...

    ResponderEliminar
  7. eu acho fantástica a idéia de viver numa cidade que as pessoas fazem fila pra ver. vivo quase um ano em viena e sempre ficava felizinha só de pensar que eu morava ali... pra onde as pessoas viajavam de täo longe. por outro lado enche o saco. as coisas que você precisa fazer no dia-a-dia se tornam uma prova de paciência, e se eu mesma vou viajar e ser turista, näo tenho paciência pras multidöes.

    ResponderEliminar