Plano de parto

A Organização Mundial de Saúde aconselha a fazer um plano de parto, não conheço muita gente em Portugal que o tenha feito mas aqui é rotina!
Pois o plano de parto serve para delinearmos aquilo que gostaríamos que acontecesse no nosso parto, desde a luz e temperatura, a quanto queremos exames e meios invasivos ou quais os métodos de alívio de dor. Por exemplo se o trabalho de parto se estiver a desenvolver bem não há necessidade de rebentar as águas forçadamente (este ponto consta no meu plano, não forçar o rebentamento) mas é algo que aqui se faz frequentemente.
Deve pensar-se no plano A, B e C, eu tenho o meu plano por fases do parto, fase activa, transição, expulsiva e dequitação (fase de expulsão da placenta). Se for necessário cesariana o que fazer, quanto tempo atrasar o corte do cordão, ter contacto pele com pele imediato, questões relacionadas com episiotomia,  coisas que aqui até são rotineiras mas que quero explicitamente deixar escrito.

Há muitos planos disponíveis on-line, podem adaptar o vosso de vários, fazer como quiserem, não fazer. Eu gosto de ter o meu plano que estará na minha ficha de paciente e deixa-me relativamente descansada para que os profissionais de saúde saibam aquilo que quero, quando quero e como quero... Obviamente que a nossa segurança é o mais importante.

Alguém fez um plano de parto?

http://www.despertardoparto.com.br/modelo-de-plano-de-parto.html

6 comentários:

  1. Olha desconhecia mesmo tal coisa. Será que em Portugal alguém se quer já ouviu falar? Muita coisa melhoraria, de certo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso estar enganada mas já ouvi dizer que é possível fazer, mas acho que tens de ser tu a tomar a iniciativa com o teu médico...

      Eliminar
  2. Acho excelente haver esse plano. Aqui nunca me perguntaram nada e tive de fazer duas cesarianas, quando eu queria parto natural...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também quero e está no meu plano de parto mas por vezes não é possível... Acho que pode haver plano de parto em Portugal mas tem de ser falado com o médico e deduzo que nem todos o façam mas eu acho que é uma boa iniciativa aqui.

      Eliminar
  3. Nao fiz, e nao houve necessidade pois tudo aconteceu como tinha de acontecer :)
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim...é apenas uma recomendação e há coisas que nunca tinha pensado, nomeadamente a questão de rebentar as águas, há quem rebente manualmente quando estas não rebentam por si, mesmo que o trabalho de parto esteja a correr bem e não há necessidade. Acelera o trabalho de parto mas pode ser contraproducente...
      Mas ainda bem que correu tudo bem :D

      Eliminar