Kraamzorg- assistente de pós-parto



Quando se tem um filho na Holanda por norma tem-se uma assistente de pós-parto em casa durante cerca de uma semana para ajudar na transição para casa e dar alguma informação e ajuda na amamentação, verificar o estado de saúde materna e do bebé e até eventualmente ajudar em casa com algumas tarefas.
É um serviço que é parcialmente pago pelo seguro, sendo que há uma pequena fracção que recai na nossa franquia (depois depende de seguro para seguro).
Todas têm formação específica para o trabalho mas depois entra a parte pessoal. Pode-se sempre recusar esta ajuda ou pedir para vir uma outra pessoa caso não estejam em sintonia com ela.

Nós tivemos imensa sorte na que veio cá a casa. A Jolanda, mãe de três filhos, tem um sorriso contagiante e imenso humor, gosta do que faz e nota-se. Foi de facto uma grande ajuda, uma semana cheia de gargalhadas, conselhos, ajuda, palavras de incentivo e encorajamento para nós e para a Bia.
No final deixou uma mensagem que nos fez chorar a todos e foi embora rápido porque lhe estava a custar ter de ir.

Se tivermos outro filho quero que ela seja a nossa assistente, sem dúvida.





4 comentários:

  1. Ca no Uk e igual, tivemos 3 enfermeiras e uma health advisor espectaculares :) Fomos mesmo muito bem acompanhados :) Adorei :) E ainda ha quem diga mal disto... enfim.
    Bjinhosss e Bom 2018 :)
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu digo mal do sistema de saúde mas quanto a gravidez e assim nada a apontar. Mas este serviço tem uma taxa que sai da franquia na maioria dos seguros.
      Mas é um serviço que acho que devia ser implementado em Portugal

      Eliminar
  2. Muitos parabéns pelo nascimento do teu baby! :)
    Amei saber sobre essa assistente pós parto. Aqui em Portugal não existe, pelo menos que eu saiba. Acredito que deve ser uma grande ajuda!
    Grande beijinho e um feliz ano novo, agora com ainda mais magia!
    Maria
    Words of Mary

    ResponderEliminar
  3. Wooooow! Não fazia ideia disso. Isso é espetacular e mostra que Portugal está um pouquinho atrás.
    Melhoraremos com o tempo, espero.
    Beijinho

    ResponderEliminar