Racismo e preconceito

Anda a correr o meu facebook um artigo sobre como os (alguns) holandeses usam a sua frontalidade para serem mal educados e racistas ou preconceituosos.
Pois eu até percebo, há imensos exemplos e são terríveis. Muitas vezes eles dizem as coisas meio na brincadeira e os outros é que não têm sentido de humor ou não estão é habituados à sua frontalidade. Já quando se brinca com a cultura holandesa ou se é frontal com a nossa opinião, não sendo holandeses, não é nada bem aceite. Um pau de dois bicos mas eu percebo, é a eterna questão que só eu posso dizer mal do meu país e dos meus.

A frontalidade holandesa é algo que admiro e que gosto bastante. Não haver cá respostas politicamente correctas que às vezes nos levam mentir, mesmo que sejam mentiras inocentes. É bom podermos dizer que não vamos tomar um copo porque não nos apetece, até há quem diga coisas mais frontais, já mo disseram a mim e na altura fiquei melindrada apesar de saber que não foi com intenção de magoar (não foi nada pessoal ou ofensivo mas daquelas coisas que na nossa cultura não se dizem).

Claro que isto não acontece só na Holanda, infelizmente racismo, xenofobia e preconceito existem em todo o lado.
Lembro-me de quando era mais nova e alguém oferecia comida a um colega e não me oferecia a mim e dizer "então e eu, sou preta?" sem pensar nas palavras, era uma forma de expressão que não via com maldade e só mais tarde é que encaixei que era extremamente racista e deixei de o dizer. Todos agimos de forma diferente se estiver atrás de nós alguém que consideramos com bom aspecto ou com mau aspecto.

Cabe a todos nós tentar mudar isto, tentar usar menos comentários depreciativos ou formas de expressão que pensamos que não são assim tão maldosas mas que podem magoar alguém. Tentemos pensar "e se fosse comigo, ofendia-me?".

Claro que há coisas que a mim não me fazem confusão nem ofendem, como dizer que em Portugal há muita corrupção e que a justiça não funciona, mas dizer que todas as mulheres portuguesas têm bigode ou que somos todos uns ladrões é ofensivo.

Haja bom senso e respeito pelo próximo!

1 comentário:

  1. Realmente dou por mim a pensar como tu, antigamente podíamos dizer tanta coisa que ninguem levava a mal... hoje em dia as pessoas parece que se sentem no direito de dizer tudo o que lhes apetece so porque estao na internet... mas pessoalmente acho que nao sao capazes de dizer o mesmo... hmmm contraditório nao? Admiro muito os holandeses, ja tive a oportunidade de trabalhar com eles e gostei mesmo muito :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar