Bolo e tarte

Segundo o dicionário Bolo- nome masculino, massa de farinha, ovos e outros ingredientes, geralmente doce e cozida no forno ou frita; Tarte- nome feminino, prato feito com uma base de massa guarnecida com fruta, compota, creme ou recheio salgado.

Ora aqui na Holanda, pelo que os meus colegas me explicaram, tem tudo a ver com a forma. Tudo o que é redondo é uma tarte e o que é rectangular é bolo, mesmo que a confecção e ingredientes seja igual. 

Sei isto porque costumo fazer os bolos em forma redonda com fundo amovível e os meus colegas diziam que queriam a tarte x ou y e surgiu a pergunta...


6 comentários:

  1. a questão é.... no nosso dicionário essa é a definição mas e no dicionário deles? qual é a distinção entre bolo e tarte?

    ResponderEliminar
  2. Isto pode cair na mesma categoria deles, ou vários holandeses, acharem que margarina é manteiga! Já tive essa "discussão" com holandeses diferentes, de idades diferentes, oriundos de regiões diferentes, por isso não afecta só um determinado grupo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa nunca ouvi até porque diz coisas diferentes na embalagem... Até porque me explicaram que manteiga de amendoim na Holanda é queijo de amendoim porque manteiga só mesmo a manteiga (tipo é um nome dedicado ao sub-produto do leite)

      Eliminar