Páscoa e final do desafio do açúcar

Ora bem hoje é dia 1, Domingo de Páscoa, dia das mentiras e o primeiro dia em que podemos comer açúcar... Vai ser uma desgraça porque tenho um brunch com amigos num restaurante com buffet...

O desafio até nem foi muito difícil, acho que me custou mais por estar a amamentar que há dias que apetece mesmo um doce, um chocolatinho, qualquer coisa assim... Mas não correu mal, falhámos 2 vezes e deu vontade de falhar mais uma ou outra.

Claro que não foi totalmente sem açúcar, há muita coisa que leva açúcar e nós nem pensamos nisso mas o objectivo era tentar reduzir ao máximo e não comer doces, chocolates e afins. Acho que era capaz de fazer este desafio várias vezes ao ano, há alternativas saudáveis que até são agradáveis. Faço panquecas e pão de banana sem açúcar nem mel nem nada. Experimentei com framboesas mas não fica tão bom quanto com mirtilos que são mais docinhos. Maçã ou banana com manteiga de amendoim como sobremesa ou ao lanche com uns crepes também sem açúcar nem mel nem nada dessas coisas é muito bom.

O segredo das panquecas, crepes e pão de banana é que ponho bastante canela, essência de baunilha e fruta. No verão pode-se fazer gelado apenas com bananas congeladas e outras frutas, coloca-se tudo no processador até estar cremoso, tipo smoothie congelado. Só não fiz pudim de chia porque costumo por um bocadinho de mel mas se calhar até dá para não colocar. Há alternativas e basta querer, mas não senti assim uma grande ressaca de açúcar, talvez por não ser hábito cá em casa comer doces, o nosso guilty pleasure é um quadrado ou dois de chocolate preto com o café à noite, de resto costumo fazer o que mencionei acima.

Mas hoje, hoje é para a desgraça ahahaha

6 comentários: