Detox e mito da água

Anda tudo a falar nos influenciadores e como estes promovem produtos que muitas vezes nem testam ou até testam mas dizem maravilhas sendo mentira. A mais recente polémica tem a ver com os sumos detox e como esses produtos são uma aldrabice.
Em primeiro lugar sim os influenciadores deviam ter cuidado com o que partilham pois há gente muito influenciável. Não deviam basear-se em receber dinheiro para dizer bem dos produtos e deviam ser transparentes.
Em segundo a moda detox não é recente, já anda por aí há alguns anos, que eu me lembre.
Terceiro as pessoas não têm cérebro para se questionar os reais efeitos destas coisas? Provavelmente se por dia apenas consumir 5 sumos vai perder peso porque o aporte calórico é bastante baixo, até pode fazer os sumos em casa, mas quando voltar aos maus hábitos alimentares vai voltar ao mesmo (espantem-se).

Basta fazer uma curta pesquisa para ver que estes produtos são treta, que a dieta detox não vai trazer resultados a longo prazo, a única forma de perder peso a longo prazo é adoptar uma dieta equilibrada e mantê-la...

Outra coisa que aproveito para falar já que falamos em mitos e alimentação é que aquela eterna questão de se beber 1,5L de água por dia ser essencial é mito! Se tivermos uma alimentação equilibrada os alimentos já contêm bastante água não sendo necessário, em condições normais, beber água quando não se tem sede. Claro que se está muito calor, se se faz desporto, se se está a amamentar é importante consumir água mas também não em demasia (sim, tudo é prejudicial em excesso, até água).
Fica aqui alguma leitura em Inglês sobre esta questão:






15 comentários:

  1. Também já muitas vezes fiquei chocada com certos disparates que alguns influenciadores partilham, com todos os riscos que isso acarreta...

    Quanto à água, eu sou das que bebo, facilmente, 2 litros de água por dia. E não bebo por obrigação. Bebo porque me sabe bem, porque sinto essa necessidade. Se for ao ginásio ou correr, ainda bebo mais. Talvez não seja necessário beber tanta água, mas é um hábito que adquiri nos últimos anos e que conto manter, a menos que tenha indicações de que, de facto, me faz mal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também bebo agora mais por causa da amamentação mas a verdade é que não faz assim grande diferença.
      Mas como em tudo temos de fazer o que nos faz sentir bem :D e essa quantidade em princípio não é prejudicial, mas excesso faz com que a concentração de sal desça podendo ser extremamente prejudicial.
      E para ti que corres aqui vai
      http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/2965008.stm

      Eliminar
    2. É isso! O importante é fazermos o que faz sentido para nós :)

      Obrigada pelo artigo! Já li muito sobre isso e, confesso, é sempre uma das coisas que tenho dificuldade em gerir... Depende sempre de mil e um factores, e tenho sempre medo de fazer asneiras mas, como em tudo, vou ouvindo o corpo e fazendo o que me parece melhor (adaptando o que estudei sobre o assunto).

      Eliminar
    3. Realmente notei q quando amamentei estava sempre a beber água :)

      Eliminar
  2. So freaking true! Além de que todos nós temos necessidades completamente diferentes... mas sabes o que retive em tantas horas de aulas de farmacologia? Há overdoses documentadas de pessoal que bebeu água em demasia LOL achei um máximo na altura!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite | facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  3. Acho que nem é só com o sumo detox, é com tudo, deviam de ter cuidado com tudo o que dizem!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim claro que deviam... principalmente em coisas que implicam saúde!

      Eliminar
  4. Para mim, beber água é um desafio. Bebo se tiver sede, mas não consigo ir bebendo litros só porque sim. Ainda bem que fizeste este post porque há muita gente por aí a vender mal o peixe! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não desesperes se não consegues beber água então... Só quando chegares a velhinha que deixamos de ter sensação de sede ;)

      Eliminar
  5. Bom fim de semana!

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Haja alguém que me entenda, caramba! Aleluia!
    Estou farta de ver esses ditos influencers a enganar tantas alminhas!
    Olha em relação a agua tenho uma história engraçada para contar sobre o meu IVF ;) depois faço um post para vocês se rirem:)
    Bjinhosss e obrigada por este post*
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  7. Essa da água não sabia. Já não me vou sentir culpada por não beber 1,5L de água por dia.

    ResponderEliminar
  8. Pior são as alminhas que seguem esses influenciadores como se fossem deuses.
    Não digo que seja tudo errado, mas..

    Um beijinho ♥

    ResponderEliminar