Sobre o SNS

Pois os enfermeiros voltaram a trabalhar 35 horas semanais e ninguém foi contratado para colmatar essa mudança o que leva ao caos. Salas de parto encerradas, medicação não administrada, etc...

Muito se reclama do SNS e Mário Centeno veio dizer umas barbaridades mas acreditem, estes profissionais fazem milagres com as verbas que têm disponíveis. Há muita falta de recursos e são colocados em situações muito delicadas tendo de tomar decisões muito complicadas. Imaginem trabalhar num hospital de um dito pais civilizado mas coisas básicas para um cuidado correcto estarem em falta, como é que se consegue trabalhar assim? Com amor, de certeza que se tem de ter muito amor à profissão! É uma pressão e stress constantes!

Muita gente acha que se paga muito pela saúde, aqui na Holanda fora os impostos todos temos de ter um seguro que não é nada barato e não posso ir a um especialista quando acho que devo nem às urgências só porque sim. É um sistema diferente, acho que faltam médicos e enfermeiros com a paixão dos portugueses.

E como é que quem recebe mal paga o seguro e a franquia? Pois o estado é um real estado social, ou seja, consoante os ordenados devolvem total ou parcialmente o valor do seguro e até do que se usar de franquia e quem recebe mais paga na totalidade! Crianças até aos 18 anos estão incluídas no seguro dos pais e o dentista é gratuito.

Não sou a maior fã deste sistema de saúde, é muito difícil conseguir um diagnóstico mas a verdade é que já fui a urgências no meu médico de família e não preciso esperar na fila horas, já fui às urgências do Hospital e estava vazio, demoraram 30minutos para me atender mais exames, fiquei lá mais de 1h e não havia ninguém mesmo! Mas quando finalmente conseguimos um diagnóstico as coisas são rápidas, cirurgias são marcadas, há tecnologia, há recursos humanos e logísticos. Sabiam que aqui os enfermeiros têm tipo um segway que se acopla às macas para transporte sem prejudicar as costas a andar a acartar com macas todo o dia?!

Há coisas fantásticas mas pago bastante por ele, agora perfeito era ter os médicos e enfermeiros portugueses... Isso seria fantástico!

7 comentários:

  1. Em certa parte concordo contigo, mas acho que talvez vencidos pelo cansaço os nossos médicos e enfermeiros estão a ficar umas bestas.
    Já passei por boa experiências e por outras muito más. Olha ainda a semana semana passada estive na MAC, onde estou a ser acompanhada na PMA, e a médica que nos recebeu foi uma besta. Mas na total definição da palavra, nem bom dia nem boa tarde. E claro que reclamei, fomos lá em Junho e outra médica mandou-me para casa com a indicação que antes da FIV temos de fazer uma ecografia e a citologia. Agora na 5.ª feira, esta nem sequer queria ver nada disso, que não era preciso… e a consulta acabou assim do ar. Ela levantou-se e foi-se embora, assim sem explicações.
    Não fosse os tratamento estar quase a começar depois de 18 meses de espera, e já tinha desistido. Temos bons profissionais sim, e tenho a sorte de ter conhecido muitos, mas agora vejo as coisas a piorarem à velocidade da luz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é uma porcaria apanhar pessoas assim numa altura como essas, que sei que é bem difícil e stressante por si só. Fizeste bem reclamar, aqui nem devem ter livro de reclamações.
      Também tive uma besta que me disse que o meu embrião não se estava a desenvolver, eu tentei ver até que ponto e ela foi mesmo pessimista e andei 10 dias a chorar e olha já está cá fora com 7 meses...
      Claro que há bons e maus profissionais em todo o lado, mas duvido que aqui fizessem tanto com tão pouco! Eles têm mesmo muita pressão, quando digo que fazem omeletes sem ovos fazem mesmo, claro que não justifica ser uma besta num contexto tão sensível.
      Espero que seja bem sucedida a FIV, força!

      Eliminar
    2. Sim é verdade, fazem muitas omeletes sem ovos, aliás até acho que fazem demasiadas. Mas a verdade é que neste campo da PMA, com excepção do privado, ainda não apanhei um médico/enfermeira/recepcionista que fosse simpático.
      Em parte acho que esta falta de simpatia se deve ao cansaço que todos sentem neste sector, mas por outro lado, acho que os utentes já se acomodaram a tudo. Temos que esperar esperamos, ou então, tens dinheiro e tratas de tudo no privado e és muito mais bem atendido, e de forma mas eficiente.
      Este caos para que o SNS está a caminhar pode infelizmente fazer piorar substancialmente, a qualidade dos nossos serviços, porque um dia será impossível fazer as omelete sem ovos que se fazem hoje :(

      Eliminar
  2. Penso exactamente mesmo como tu, e tenho o exemplo da MAC, como a Esparvoada, mas em bom. Perdi a conta às consultas e exames que lá fiz nos últimos meses e só tive uma situação menos boa. De resto, são excepcionais e fazem mesmo omoletes sem ovos. Até já escrevi sobre isso!...

    A falta de recursos que têm é inaceitável, mas continuam a acompanhar os doentes e a fazer o que podem... Ainda esta manhã tive consulta no centro de saúde e a médica esteve comigo muito mais tempo do que devia, para me tirar as dúvidas todas, para analisarmos as opções todas, etc etc...

    (espero não engolir estas palavras daqui a uma semana, depois de uns dias internada na MAC...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que a tua experiência tem sido boa... é menos uma preocupação... Dedicarem o tempo a esclarecer os doentes é super importante...
      Não vais engolir nada ;) força!

      Eliminar
  3. Abençoados sejam os profissionais de saúde do SNS e do NHS, este último a quem devo muito! E tenho mt receio que o que está a acontecer ao serviço de saúde português também aconteça ao britânico... é triste e lamentável quando brincam com a saúde :(
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, eu já aqui falei, acho que se paga pouco pela saúde em Portugal. Se houvesse o sistema que há aqui em que todos temos de pagar um seguro e quem pode paga e quem não pode recebe os valores mensais se calhar as verbas chegavam... Ou não e é um problema de gestão. Se calhar já se gastou dinheiro demais com BES e bancos afins cujos gestores roubaram o que puderam e saem ilesos...

      Eliminar