Vamos voltar a falar do sistema de saúde holandês???

A Bia esteve doente, infecção urinaria. Acho que o facto dela fazer cocó de noite e nem sempre reclamar pode ter sido um factor. Mas o que queria mesmo falar era sobre como processaram a amostra de urina para fazer o antibiograma.
Ora era 5a e apenas conseguimos colectar uma pequena amostra de urina que foi testada e deu positivo para infecção. Pediram para no dia seguinte fazer uma colheita maior para se enviar e fazer um antibiograma, para testar possíveis resistências a antibióticos. Não é assim tão fácil mas com jeitinho lá consegui recolher a urina (dei mama e água para ela fazer xixi e deixei-a em pé sempre senão ela sentada ou deitada o xixi sai todo para fora do saco de recolha).
Dirigi-me ao centro de saúde para deixar a urina (já colocada no tubo apropriado) e eis que me é dito para colocar o tubo numa caixa previamente cedida por eles para colocar no correio. Oi??? Como assim no correio???? Sim, no marco do correio que eles fazem recolha às 18h e sábado até se entrega correspondência.
A análise fica pronta no máximo quarta, sim porque sábado ninguém trabalha no laboratório por isso é uma excelente ideia deixar uma amostra de urina de um bebé que está com uma infecção a fermentar durante o fim-de-semana.
Quarta não disseram nada então eu liguei quinta de manhã (sim que aqui se queremos saber resultados temos de ser nós a ligar quase sempre, os interessados somos nós por isso...) e não é que não deu para fazer a amostra porque estava contaminada???? Que surpresa...

Já achava eu isto ridículo até que fui informada que um casal teve de transportar os seus embriões de carro entre a clínica da recolha e a clínica onde iam fazer a inseminação. INACREDITÁVEL!

Por isso quando quiserem dizer mal do SNS pensem que aqui, fora os impostos que todos pagamos, ainda pagamos um seguro nada barato, para andarem a fazer merdas destas!

7 comentários:

  1. Ui realmente que falta de funcionalismo! Não faz sentido nenhum fazer uma recolha e depois aguardar sem condições para um teste!
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Oh estou parva:O cm e q e possível tanta irresponsabilidade??? Realmente seja qual for o sistema há sempre falhas humanas... :/
    Tem lógica o que dizes dela fazer coco a noite...
    as melhoras da princesa*
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, claro que há falhas humanas mas isto é o sistema para enviar amostras de crianças que eu já fiz análises e não as enviei por correio... Não acho normal! Não sei como é que pessoal de saúde acha normal! Enfim...

      Eliminar
    2. By the way, ela está boa ;) o antibiótico funcionou...

      Eliminar
  3. R: opá a expressão deles quando voltar ao "normal" foi tão genuína que eu acho que sim... a não ser q fossem muito bons actores LOL

    ResponderEliminar
  4. Pois eu não acho necessariamente mal termos de ser nós a ligar, a interessada sou eu, faz algum sentido. E se pedir eles dão-me os resultados, tive de pagar 15€ do dvd da minha ressonância mas deram... E se for do hospital está tudo em formato digital, às vezes sem valores de referência mas pronto.
    Espero que nunca precises sim... Não sei se nos EUA é melhor ou pior que aqui mas paga-se 100€ por um seguro básico de saúde com 550€ de franquia anual...

    ResponderEliminar