Amamentar é...

Importante. Foi o que eu escrevi, foi também a primeira coisa que me veio à cabeça. É importante mas não é essencial.
É importante porque traz vantagens ao bebé e à mãe, principalmente nos primeiros meses, depois as vantagens vão diminuindo. Por isso cada dia que consigam amamentar, mesmo que seja só o colostro, é fantástico! Mas se se decide desistir não é nenhum problema. Amamentar doeu-me uns dias, o primeiro dia correu super bem e sem dor, no segundo já tinha os mamilos doridos, piorou e depois melhorou ao 5 dia ou assim. Não eram dores insuportáveis, não durou semanas nem meses, não sangrei, não gretou, correu bem e numa semana fazia-se bem.
Se por um lado biberão pode ser mais rápido no início (amamentar demorava muito tempo nos primeiros 2 a 3 meses mas depois disso é rápido),  não há nada mais prático que ter sempre comida disponível à temperatura ideal. Não ter de me preocupar se levo água quente e fria e pó suficientes. Fora ser muito mais barato!
Agora, para mim, amamentar não é mágico, não é lindo, não é fantástico. É fácil para mim, é prático, é conveniente e é o melhor mas não há borboletas a dançar à nossa volta.
Quem decide não amamentar tem toda a legitimidade, a única coisa que tenho pena é quem não tenta por medo que possa eventualmente doer horrores, dói mas pode passar em poucos dias e ser totalmente suportável.

Agora amamentar não é a única forma de alimentar uma criança, é a mais vantajosa a nível de saúde bebé/mãe, mas se for para ser miserável, por favor, deêm biberão porque os vossos bebés precisam de uma mãe feliz e capaz e uma mãe infeliz não é bom para ninguém!

Amamentar é...
Importante
Às vezes uma seca
Prático
Barato
Por vezes doloroso
Positivo, se não nos fizer infelizes




7 comentários:

  1. Haja alguém que me entenda :) disseste tudo o que eu penso sobre o assunto :) por aqui ele não gostava de mama apesar das risadas, o biberão sempre foi mais fácil mas não desisti até aos 9 meses em q ele parece q disse basta hehe alternei com leite em pó pois ele precisou de ganhar peso mas não me arrependo de nada :)usei e abusei da máquina de tirar leite tudo para o nosso bem-estar :) com bom senso tudo se faz ;)
    Também escrevi sobre isto aqui https://matildeferreira.co.uk/2016/11/10/about-breastfeeding/

    ResponderEliminar
  2. Ontem li um artigo sobre uma mãe que por opção não amamentou e o quanto sofreu com julgamentos por isso.
    Este texto é prático e simples e é como devia ser. Quem quer amamentar ótimo, quem não quer lá terá os seus motivos e não vamos julgar! As mulheres não são todas iguais, logo as mães também não. Não acredito que uma mãe que decida não amamentar será uma pior mãe do que aquela que decide fazê-lo.
    Menos julgamentos e mais amor!
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... mas também se amamentas vais ser julgada. Porque adormece na mama, porque não adormece, porque mama a cada 2h, porque não está gordinho então é o leite que deve ser "fraco", porque se deres fórmula dorme mais de noite (mentira, eu tentei e não resultou), porque é mais fácil dar fórmula (também discordo)...
      Enfim, é preso por ter cão e por não ter mas sem dúvida que hoje em dia há uma grande pressão para dar de mamar mas há pouca informação correcta e completa sobre o processo... e há pouca tolerância para se dar mama em público sem vergonha nem ser alvo de olhares críticos (pelo menos muitas mulheres queixam-se, aqui dou de mamar na rua ou em cafés e ninguém me olha de forma alguma, ou sou eu que nem ligo ahaha)

      Eliminar
  3. Por acaso comigo também correu bem... no inicio custou um bocado mas no sentido q ele era preguiçoso e nao abria a boca como deve ser LOL

    Beijinhos,
    O meu reino da noite | facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta também não, e adormecia ao fim de segundos ahahah era um filme!

      Eliminar
  4. Tenho duas filhas. Tenho duas experiências absolutamente diferentes. Para além das evidências científicas, não sei que diga, a esta distância.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que cada bebé é diferente e daí varia também a nossa experiência... ;)

      Eliminar