Como me irrita/entristece

É uma dualidade de sentimentos quando me dizem "tens imensa sorte, o Ricardo ajuda-te em casa" ou "que sorte ele ajudar com a bebé".

Por um lado irrita porque ele não me ajuda, ele faz a parte dele, afinal ele também vive lá em casa, come, suja, também é pai da Bia, etc... Ele faz é a parte dele e isso devia ser o normal.

Por outro lado entristece-me, porque quer dizer que ainda há muitos homens que não fazem bola, ou que só fazem quando lhes é pedido. Para mim era impensável engravidar a pensar que vou ter de fazer tudo sozinha! Se um bebé suja a fralda é preciso trocar e não é preciso ser um génio para saber isto.
Claro que às vezes tenho de lhe pedir alguma coisa, ou ele pergunta o que é preciso fazer e eu é que tenho de saber, mas ele faz imensa coisa sem ter de pedir ou sugerir ou o que seja.

Estive doente ao mesmo tempo que a miúda e quando deu ele ficou com ela a ver se eu descansava, limpou a casa, fez quase tudo com ela e isto deveria ser o normal ou não?!

Espero que as mentalidades mudem, que consigamos ensinar aos nossos filhos que o correcto é fazermos as coisas a meias e não "ajudar"...


8 comentários:

  1. Agradeço todos os dias pelo homem que tenho e pelos meus manos que cuidam da casa deles e da minha mãe. Por mais homens assim e a fazer para que o meu filho se torne assim também um dia.
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é uma importante tarefa criar um filho/a mas principalmente criar um filho/a para a igualdade ;)

      Eliminar
  2. Infelizmente nem todos os homens fazem a parte deles, e há muitas mulheres que compactuam com isso... Ainda bem que aí por casa não é assim :)

    ResponderEliminar
  3. São comentários que não se ouvem na Suécia, graçasadeus. São ensinados de pequeninos :) Por outro lado muitos chegam a ser picuinhas e querem dividir as tarefas igualmente entre o casal com precisão milimétrica. Nem 8 nem 80, digo eu...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é uma questão de educação... No início tínhamos algumas tarefas meio delineadas, ainda hoje temos mas com a miúda fica mais difícil cumprir a minha parte toda, porque estou quase sempre sozinha com ela nas folgas e nem sempre dá para tudo. Há que cooperar sem sermos demasiados quadrados ;)

      Eliminar
  4. Nem me digas nada! Isso causa-me uma comichão cerebral que nem te digo nem te conto... mas é uma coisa extremamente cultural eu acho.

    R: eu achei super fofinha a série, ta brutal!


    Beijinhos,
    O meu reino da noite | facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  5. É verdade. Não é um favor que fazem, é obrigação deles. Infelizmente, a maioria não pensa assim. Ainda se pensa que esses trabalhos competem à mulher. E se temos um marido que ajuda é uma grande sorte! Quando deveria ser o normal. Por aqui, tenho que orienta-lo. Dizer o que é preciso fazer. Se não disser não faz 😬

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas mesmo isso, que eu também vou fazendo, é uma parvoíce... Então não se tem de lavar loiça quando está suja e lavar roupa todas as semanas e trocar as roupas das camas e limpar pó e o chão e fazer compras?!
      A isto chama-se mental load e apesar de os homens irem fazendo muito mais o mental load é algo que ainda é muito das mulheres apenas.

      Eliminar