Picos de crescimento e desenvolvimento

A maternidade vem cheia de desafios e um deles são os picos de crescimento e desenvolvimento que os bebés têm.
São vários ao longo do primeiro ano de vida, por norma afectam o sono e podem também afectar o apetite.

Os picos de crescimento como o nome indica é uma altura de crescimento rápido, o bebé tem necessidade de ingerir mais calorias, acabando por se notar na quantidade de mamadas diárias, é frequente que mame mais frequentemente e ao fim do dia o bebé passe 1 hora ou mais na mama, sempre a mamar e a chorar porque desta forma estimula o aumento de produção de leite.

Depois vêm os picos de desenvolvimento que são fases em que o bebé está a prender algo novo e quando o pico termina o bebé já domina esse novo conhecimento, pode ser rebolar, gatinhar, andar, estar sentado, etc...
Nem sempre são fáceis e são diferentes para todos os bebés! O sono nocturno muitas vezes é afectado porque é neste período que se organizam os pensamentos e sentimentos e o bebé tem muito que processar e tem a vontade de continuar a tentar mesmo estando cansado então pode ser difícil adormecer e/ou acordar mais vezes durante a noite.
Para os picos de desenvolvimento o ideal é manter as rotinas o mais inalteradas possível, tendo noção que, eventualmente, todos os picos passam.

A Bia está agora numa fase complicada, fiz o desmame, estão a sair os caninos, está doente, gatinha há umas semanas e está a tentar andar. Está numa fase em que já sendo independente continua a ser dependente e deduzo que seja muita coisa para processar. Têm sido noites complicadas mas sei que vai passar!


5 comentários:

  1. A maternidade é mesmo um desafio. É extenuante. Mas compensa imenso. Não sei se logo quando encontrar o quarto delas todo desarrumado e elas se tiverem esquecido de metade do material na escola pensarei o mesmo. Pronto. Mas agora penso assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha quando chegares e vires o quarto desarrumado e afins pensa "é extenuante mas compensa, compensa imenso..." ;)

      Eliminar
  2. Eu no início queria deitar fogo a essa tabela, agora olha... LOL seja o que deus quiser xD


    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  3. Excelente post :) Tenho notado bastante isto, e faz tudo sentido :) :) :) Estou a aprender tanto com ele :)
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  4. E cada um tem o seu ritmo, muito importante de mencionar isto :) É deixa-los crescer mas acima de tudo serem criancas :) Ha tempo para tudo :)

    ResponderEliminar