Coisas inúteis para bebé

Fitas para segurar brinquedos e afins- já ouviram falar de atacadores??? Mais barato e faz o mesmo...

Chupetas que brilham no escuro- escolham umas quaisquer porque a luminosidade decai significativamente rápido e a meio da noite não sobra um resquício de brilho. Por isso, na realidade, é indiferente se brilha ou não.

Luvas de recém-nascido- Se não tiverem, não desesperem. Eu não tinha luvas pequenas o suficiente e sabem o que resulta bem? Meias, meias nas mãos.

Balança- primeiro eu cheguei a pesar a miúda dentro de um balde na balança digital de cozinha (dá até aos 8 quilos). Apenas porque ela tinha perdido mais de 10% de peso na maternidade e para seguir o desenvolvimento nas primeiras semanas (a primeira consulta foi aos 2 meses e a segunda aos 4). Mas na realidade, depois de perceber que ela estava a crescer bem, deixei de a pesar semanalmente (so o fiz até à consulta dos 2 meses). Ter uma balança em casa pode ser perigoso, pode induzir em erro e trazer stress fora que, na maioria das vezes não é, de todo necessário. Gastem o dinheiro em algo mais útil.

Protectores de berço- muita gente adere com mede do bebé pequeno dar cabeçadas nas grades e fazer algum traumatismo mas é um erro colocá-los até os bebés serem completamente exímios a rolar. Senão o que pode acontecer é ficarem com a cara contra aquilo e acabarem por sufocar. Um risco desnecessário. Já pensei em colocar agora, que a Bia se levanta da cama e tem imensa destreza, porque ela às vezes dá umas cabeçadas mas não se incomoda muito e continua a dormir...

Redes mosquiteiras- Deram-me uma portátil que nunca usei e há também as que se podem colocar por cima do berço. Quando o bebé já se levanta pode ser perigoso por isso é um item que eu dispensaria. Se viverem num local com Malária, Dengue ou até mesmo Zika então sim...

Aranhas- Um dos artigos que mais acidentes provoca e em 2004 levava 2 crianças ao hospital por dia (https://www.educare.pt/opiniao/artigo/ver/?id=11587&langid=1) e em 20018 2 mil crianças nos EUA (https://nit.pt/fit/saude/as-aranhas-podem-afetar-o-desenvolvimento-dos-bebes-mas-continuam-a-venda). Contrariamente ao que se acredita não estimula a marcha, pelo contrário, impede o desenvolvimento do equilíbrio e coordenação motora e até pode alterar o desenvolvimento plantar e dos músculos dos membros inferiores.

Mobile para berço- aqueles bonecos que ficam pendurados na cabeceira e anda à roda. Eu acho um desperdício e uma possível distracção na hora de dormir, depende do bebé mas eu aposto que seria muito mais divertido ficar a falar com os bonecos do que dormir.







4 comentários:

  1. Eu andei a pensar em comprar uma dessas fitas para segurar brinquedos e credita que precisei por causa das naninhas pedidas... mas são tão caras! Já falei dos perigos das aranhas no meu blog... e fui bastante criticada...
    Mobile tivemos e ele adorava esticar os bracinhos para brincar com os bonecos, ainda hoje adora adormecer ao som da caixinha de música que vinha incluída, temos a sorte de ser de sono fácil como os pais hehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah mas estou contigo que as fitas dão imenso jeito mas os atacadores têm-me salvo as costas de apanhar brinquedos que caem do carrinho.
      O problema das aranhas é que, como me disse o meu papá, nós andámos e adorámos e bláblabla, sabes?! Eu não compro, tenho amigas que têm informação e têm. Podemos informar e depois cada um faz o que acha melhor... Tentaste informar o que é muito bom e fizeste a tua parte, ao menos tentas.
      Pois eu acredito que para muitos miúdos funcione eu nem experimentei e ela adormece instantaneamente (até ver), talvez devesse colocar que, caso tenham e os vossos filhos não estejam a adormecer facilmente ponderem tirar, talvez manter a música mas os bonecos fora da vista?!

      Eliminar
  2. Nunca considerei comprar uma balança, até porque podes pesar em algumas farmácias gratuitamente. Têm balanças próprias para bebés.

    Aranhas ficou sempre fora da equação.

    Protectores de berço e redes mosquiteiras usei, ele ainda não se levantava, não ficava sequer perto da cara dele a rede. Os protectores nunca pensei neles como um problema. Achava mais perigoso peluches, mas o meu filhote adorava o seu Mickey!

    Nunca prendi os brinquedos, nem com atacadores nem com nada, caiam eu apanhava, até acabava por ser uma bricadeira para os dois.

    Luvas de recém-nascido também nunca usamos, limava as unhas, mas lembro que o meu filhote nasceu com 4650kg.

    Mobile foi-me oferecido, mas retirei da cama quando cedo percebi que era mais distracção do que embalamento. Aliás tirando o Mickey que ele adorava e adora, nunca coloquei mais nada na casa, a cama é para dormir.

    Post muito bom para quem vai ter bébé, óptimas dicas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui na Holanda não fazes nada numa farmácia sem ser comprar medicamentos, não pesas, não medes tensão, nada sem ser medicamentos...
      Até certa altura e a partir de certa altura os protectores de berço deixam de ser um perigo, mesmo muito pequenos eles nem se mexem e depois de serem mestres do rebolanço também ahahah.
      Só usei luvas/meias quando saíamos à rua porque ela nasceu no meio de um nevão enorme! Estava frio mas eu não ia deixar de sair à rua durante 1 ou 2 ou até 3 meses até que as temperaturas voltassem a estar acima dos 0.
      Pois foi o que achei do Mobile, mas como viste acima o filho da Matilde adorava e adora e funcionou... acho só que não vale a pena investir, não como algo prioritário. Tudo depois depende de nós e dos bebés...

      Eliminar