Melhor que nada mas tão pouco...

Ando numa crise existencial... Sempre me senti um bocado inútil no que toca a mudar o mundo, desde que fui mãe que isso mexe ainda mais comigo e desde que li algumas entrevistas ao Dr. Denys Mukwege, mas principalmente esta, que fiquei tão triste por não conseguir mudar nada... E partilhamos as histórias e fazemos doações para ajudar as vítimas desta catástrofe e outras, e tentamos dar educação às gerações vindouras mas, até lá, as atrocidades continuam a acontecer e não há nada que se consiga fazer... A ONU, UNICEF e outras organizações mundiais, que se encontram no terreno, não conseguem mudar mentalidades em dias ou meses, nem mesmo em anos muitas vezes.
Se os grandes pouco têm conseguido fazer eu nem uma migalha faço... Tento, mas acho pouco, muito pouco, melhor que nada mas tão pouco... 
Ando também a ver de projectos locais que possa apoiar ou até projectos em Portugal, sei que muita gente passa mal em Portugal, que há quem não tenha qualquer dignidade para viver porque o estado não protege sempre quem precisa...
Se tiverem ideias serão muito bem vindas...

9 comentários:

  1. Já me desiludi o bastante para agora só ajudar o próximo... instituições só geridas por pessoas que conheça bem os valores... já tive experiências para fazer doações que queria pormenores, fotografias e nem tão pouco recolhiam... chega!

    O meu irmão e a minha cunhada fazer cabazes no sitio onde moram, ajudam pessoas que conhecem a história, uma família que esteja a precisar de momento, ou outra que precisa porque ficaram sem emprego... eu ando pela mesma linha de ajuda... cara a cara... não quero terceiros nisto!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, como já disse antes por aqui, apadrinhamos um miúdo em Moçambique, recebemos fotografias, vídeos em que inclusive ele dizia os nossos nomes a responder a um vídeo que nós enviámos, postais, as notas dele (apadrinhamos para ajudar na educação e alimentação e costumamos enviar um extra para bens que precise nomeadamente colchão, roupa, sapatos). Com esta associação estou mesmo mesmo satisfeita e há planos de o ir visitar e é encorajado...
      Mas percebo-te perfeitamente e ajudar quem está perto é tão importante como ajudar quem está longe! Ajudar é o caminho, seja quem for ou com que valor for ou até mesmo com presença que muitas vezes falta a tanta gente, companhia!

      Eliminar
    2. Ah, há um senhor que vende à frente do supermercado uma revista tipo Cais da Holanda. Ele é super simpático, todo o bairro o conhece, fala com ele, ele fica a tomar conta dos cães enquanto as pessoas vão às compras e ajuda pessoas mais velhas a levar as suas compras também. Frequentemente encho um saco de compras e dou-lhe e ele fica super feliz...

      Eliminar
  2. É triste, frustrante e revoltante... Como é que em pleno século XXI, ainda há mulheres a viver essa realidade todos os dias?... Somos uma sociedade tão avançada para umas coisas, como é que ainda permitimos que isto aconteça?...

    E olha que se todos nós fizéssemos um bocadinho, a diferença seria muito. Tu fazes o que podes, o que está ao teu alcance. E não te deves sentir culpada por não fazeres mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas acho que posso fazer mais percebes? Acho que podemos sempre fazer mais.
      Basta olhares para a sociedade no geral em que toda a gente sabe que a vizinha é vítima de violência doméstica mas ninguém diz nem faz nada, porque isso é lá entre eles e ela é maior e vacinada que saia se quiser...
      Nestes países em guerra é mesmo o extremo da maldade onde se violam mulheres, crianças e bebés violentamente até que os genitais fiquem irreconhecíveis e tenham de ser reconstruídos... uma barbaridade mesmo! É isto que me revolta, estar aqui e não conseguir que estas mulheres e bebés não sejam completamente desfeitas, mesmo que enviasse todo o dinheiro que tenho (não é muito) ou que eu fosse lá isso não ia mudar mentalidades, não ia parar a guerra...
      Só constatei a minha pequenez, que faz o que consegue mas que gostava de saber/conseguir fazer mais!

      Eliminar
  3. Tambem tenho essa preocupação mas olhando para trás, paravo meu percurso, vítima de assédio sexual aos 13 por um familiar e mais tarde por 2 patrões, tenho orgulho na minha força interior! Pensava eu que era uma medricas, afinal revelei-me mais corajosa do q o q pensava, e é esta a mensagem que eu quero passar ao meu filho, se a mãe conseguiu, tu também consegues, filhote! Mesmo que a humanidade termine em 2050 cm os cientistas há vieram dizer, eu vou continuar a fazer a minha pequena parte para te dar um mundo melhor, o teu pequeno mundo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma fase, mas todos os pequenos gestos contam! Educar crianças para a igualdade, respeito e empatia é a maior contribuição que se pode dar porque eles são o futuro!

      Eliminar
  4. Não tenho sugestão nenhuma concreta apenas parafrasear uma personagem da anatomia de Grey que diz "the world changes by good people raising their babies right". Nao menosprezes a importância de educar a tua filha com os valores certos. Eu sei q não é o efeito imediato que procuras mas é igualmente importante :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah sim, eu concordo plenamente com isso. aliás por essa razão acho importante estar a ajudar o Carlitos a ter educação, acho que esse é o caminho, educação e informação... Sei que e importante, mas queria fazer mais ahahah não menosprezo o que faço mas acho pouco...

      Eliminar