Estamos neste momento a ver a série "Mindhunter" e só vos posso dizer que se adoram séries de profilers tipo criminal minds esta é, sem dúvida, uma série a não perder! Baseada no livro "Mind Hunter: Inside the FBI’s Elite Serial Crime Unit".
A série passa-se na década de 70, dois agentes do FBI começam a entrevistar assassinos em série de forma a conseguir perceber o que os leva a matar e porquê para tentarem apanhar este tipo de assassinos mais rápido e conseguir resolver casos parados.
Os assassinos entrevistados são reais e as suas histórias também... Já viram?
Um pequeno aparte, se viram "Fringe" irão reconhecer pelo menos 2 personagens.
Tenho ouvido falar bastante bem desta série da netflix, já a tenho na lista mas ainda não comecei!
ResponderEliminarVale mesmo a pena... quando der força!
EliminarJá vi e gostei muito :)
ResponderEliminarE agora é esperar... Odeio esperar...
Eliminareu vi a primeira temporada há uns meses atrás. também achei muito bom. nos próximos dias começo a segunda!
ResponderEliminarComeça sim que vale a pena... é engraçado ver como surgiu o profiling...
EliminarNão.
ResponderEliminarMas há cerca de 20 anos vi um documentário real sobre reais psicólogos que tentam entender as motivações dessas pessoas. O objectivo é o mesmo. As conclusões? Não se sabe até hoje o que os leva e como podem ser impedidos. No caso de violadores e pedófilos, há quem defenda a castração química para que os crimes nunca cheguem a acontecer.
A castração química depende sempre do paciente! É um processo que tem de ter o paciente envolvido (ou então ele deixa de tomar a medicação), deve ser acompanhado de apoio psicológico e tem imensos efeitos colaterais como obesidade, osteoporose, diabetes, etc (muitas vezes é o que os leva a parar a medicação). Já a cirúrgica não depende da vontade do paciente em se manter "castrado", é definitiva o que levanta outros problemas éticos e tem menores efeitos secundários.
EliminarClaro que cada pessoa é uma pessoa o que torna profiling algo praticamente impossível de se fazer com 100% de certeza, mas o profiling tem também como objectivo conseguir apanhar um seria killer mais cedo, impedir é impossível porque não podes condenar alguém por um crime que não cometeu. qualquer ramo que inclua comportamento humano é demasiado complexo para ser preto ou branco.