Nossa senhora de Guadalupe e Mezcal

Mais um dia de sol na cidade do México.
A cidade é mesmo bonita e vale muito a pena uma visita :D
Mezcal é muito forte para o meu gosto mas merece a pena uma visita à Mezcaleria pelo delicioso guacamole...


Elfstedentocht

Traduzindo Elfstedentocht- a volta às onze cidades.

É uma tradição da Frísia ou Friesland cujo objectivo é fazer 200km passando pelas onze cidades históricas da província. Esta "corrida" ocorre apenas quando as condiçoes são favoráveis pois é uma competição em patins no gelo e as pistas são os canais, rios e lagos das cidades.
Deve ser, de facto, emocionante. Eu não o faria pois fora ser uma quantidade imensa de quilómetros também requer habilidade em cima de patins no gelo e eu não sou lá muito boa nisso...


Quando o gelo chega aos 15cm é marcada a corrida para 48h depois, é preciso autorização para concorrer e para ter certeza que não se faz batota é necessário recolher selos em todas as cidade e passar por postos de controlo, é também preciso acabar antes da meia-noite.

                                                                                                               Imagem retirada da internet

Teotihuacan

Também denominado de cidade dos Deuses, Teotihuacan é um local de passagem obrigatória para quem visita a cidade do México.
Neste espaço podemos ver pirâmides mesoamericanas. Esta cidade continha complexos residenciais a famosa calçada dos mortos - caminho entre a pirâmide do sol e da lua.
Como é que há tantos anos alguém construiu estas estruturas, um aglomerado de pirâmides e templos que ainda hoje se sustentam mesmo com centenas de visitantes diários a subir e descer os seus degraus.
É também um bom sítio para adquirir alguns souvenirs.

Levem protector solar e vão repondo ao longo do dia, água, nós não tínhamos mas um chapéu tinha dado jeito.

Numa palavra: Indescritível!







Quando decorar a árvore de natal

A época natalícia está a chegar, há edições especiais de natal, luzes, descontos e surge a questão na minha cabeça "Mas quando é a altura certa de montar a árvore de natal?".
Felizmente temos o google que nos diz tudo e parece que ao dia certo é o primeiro domingo de advento (quatro semanas que precedem o Natal), este ano calha dia 29 de Novembro.
Por isso para a semana já tenho com que me entreter no domingo :D

E vocês, já fizeram árvore?
Vão fazer?
Quando?
                                                                                                                       Imagem retirada da internet

Centro histórico da Cidade do México

Mais um dia com muitos quilómetros feitos a pé. Muitos altares e caveiras, provámos pão de mortos - uma espécie de bolo pão doce, vimos gente divertida na rua , uma festa!
Vejam lá...









Novo dia, nova cidade

E com o fim de uma semana começa também uma nova aventura.
Próxima paragem, Cidade do México e dia dos mortos!

Mais seguro do que se pensa (apesar de não ser a cidade mais segura que já visitei), é uma cidade com muita vida e muita cultura.

Temos muita sorte mesmo!!



Viemos do México de malas e corações cheios. O país é lindo, as pessoas simpáticas, nunca me senti super insegura, apesar de ter mais cuidado no dia-a-dia do que na Europa.
Foi uma viagem de sonho mas também marcada por encontros com realidades muito diferentes.

Passámos pelo aeroporto da cidade do México e eu, como faço em todos os aeroportos, enchi a garrafa de água da torneira. NÃO FAÇAM ISSO! A água sabia mal e na realidade não é própria para beber.

O Ricardo diz que o povo em Puerto Vallarta é feliz e bem disposto porque vive junto ao mar e com vistas daquelas quem não é feliz?! Mas para chegarem ao mar têm de dar uma grande volta até à marina pública, que dá acesso ao pontão e daí para a praia porque a zona costeira está cheia de resorts como aquele em que estávamos.

Na cidade do México há muita pobreza, há quilómetros de barracas/favela encosta acima, uma visão que a mim me custou e me fez ver que temos tanta sorte! Mas tanta!!!

O Ricardo dizia que se ficássemos lá muito tempo quem ficava pobre era eu porque sempre que via gente pobre a vender coisas ou miúdos a pedir dinheiro eu lá ia cedendo...

E agora, de volta à Europa, voltamos à questão dos refugiados... Reclamar sobre as regalias que eles podem ter é fácil quando estamos sentados no nosso sofá, escrevendo no nosso computador que achamos mal, que os nossos sem-abrigo, as nossas crianças, etc...
Mas não é verdade que antes de haver pessoas a morrer na guerra e nos barcos com crianças no colo já havia sem-abrigo?!
Devemos deixá-los e esquecê-los?! Não! Mas enquanto os defendemos afincadamente no facebook já nos dirigimos a algum órgão competente para saber como ajudar? Já fizemos doações a alguma instituição que ajuda "os nossos"?

Todos poderão ter os seus pontos de vista e a sua razão, mas reclamar e não fazer nada não vai resolver nada! E esse é um dos motivos porque faço este post, o tempo que passam a reclamar que "os nossos" coitadinhos, dediquem a arranjar alternativas, a ajudar os que tanto defendem.

Apontar dedos é fácil, criar soluções e fazer parte delas é mais difícil e dá trabalho mas ao menos leva a algum lado.

Este texto foi escrito há uma semana. Os acontecimentos de sexta-feira em Paris são tristes mas não nos devem fazer recuar na ajuda a quem precisa, a quem foge dos mesmos responsáveis pelos ataques realizados recentemente!



Islas Marietas - 4º dia de férias

Nem só de Mojitos, Margaritas e Nachos vivemos nós...
Fomos às ilhas Marietas fazer um passeio, nadar e visitar a praia escondida ou praia do amor.
Estas ilhas foram declaradas pela UNESCO como património da Humanidade e estão numa área protegida.
Para podermos visitar este lugar temos de pagar uma taxa e há limite de pessoas e horas em que se pode estar naquela zona por forma a diminuir a interferência da fauna e flora locais.

Foi espetacular e na volta ainda viemos mais alegres :p





Finalmente descanso - 2º dia de férias - Vlog


Segunda dia de férias em Puerto Vallarta, onde começa o descanso entre a piscina, a praia e os mojitos.





Aniversário no México

Temos andado a mil, muito que ver, muito que andar, mas o dia de hoje (sim, aqui ainda é dia 2) não podia passar em vão!
O Ricardo faz 28anos, passados no seu destino de sonho para o seu aniversário porque aqui, o dia dos mortos é festejado em grande.
Hoje fomos às pirâmides de Teotihuacan e foi brutal, não podia ser mais perfeito passar o dia num lugar histórico com alguém tão importante.

Que venham muitos mais assim ;)