Fuck!!!

19 de Maio de 2017, 11h45 voltámos a fazer uma ecografia. Dia 12 de Maio(foto abaixo) foi a primeira eco, 7 semanas e meia, coração forte, tudo normal excepto duas estruturas que não se sabia bem o que era, fora o embrião, talvez hematomas ou um embrião que não se desenvolveu, mas queriam seguir o progresso da coisa. Fiquei muito feliz, saí empolgada e optimista.
Dia 19 voltámos para follow up. As estruturas retrocederam, na bolsa do embrião continua um embrião com o coração forte, mas o embrião cresceu bem menos do que devia. Enquanto que uma semana antes estava uns dias maiores do que a média, desta vez estava uns dias mais pequenos. Porquê? Não sabem. Pode ser um defeito embrionário ou pode ter havido um erro de medição. Para ter a certeza, nova eco 12 dias depois.
É terrível não saber, só me apetece chorar, vão ser os 12 dias mais longos que já tive de esperar... Eu sei que numa gravidez normal ainda não teria feito nenhuma ecografia, se não fossem as estruturas extra também não teria repetido, se de facto não crescer é porque não estava bem e queremos que esteja certo?!

Please be OK... (spoiler alert, está tudo bem mas não ganhei para o susto)


Entre a 5a e 6a semana

Quinta-feira, dia do Rei, tudo bem, dores nos mamilos, nos ovários mas nada de especial... Fiquei mal disposta à noite, achei que tinha comido muito ou estava cansada.
Dia seguinte pergunta a minha mãe se tinha enjoos disse que não mas tive novamente enjoos de noite, nem pensei muito no assunto.
Sábado todo o dia mal disposta, Domingo idem e assim foi... Não sei quem teve a ousadia de chamar enjoos matinais mas esta porcaria, apesar de ser boa notícia, dura todo o dia!!!

Descobri uma semana depois que bolachas de água e sal e sandes de queijo básicas até caem bem, maçãs também, chá de gengibre ajuda e ter muita paciência e pensar positivo.


Vondelpark em vídeo

Se já leram a nossa tag "o que fazer em Amesterdão" e/ou "Dicas" devem saber que o Vondelpark é, sem dúvida, um sítio de passagem obrigatório.
É um género de central park a uma escala mais pequena, para uma cidade mais pequena. É um dos muitos parques que se encontram espalhados pela cidade, é um dos mais movimentados.

Vejam se vale ou não a pena visitar...


À terceira é de vez?

Fiz a 3a inseminação dia 3 de Abril, esperma em quantidade e qualidade (yay), mas doeu que se fartou. Provavelmente porque a bexiga estava cheia mas não dolorosamente cheia e aparentemente tem de ser mesmo mesmo cheia porque faz com que o útero fique super direitinho e desta vez, mesmo no fim do útero, estava ligeiramente curvado e o cateter raspou ali e doeu!! Doeu mesmo!

Doeu o espéculo (como sempre), doeu o cateter, ficou a doer algum tempo depois, doeu cada vez que passava de bicicleta nalguma irregularidade da estrada mas passou, cheguei a casa, estive com o Ricardo, fiz pilates e alongamentos e continuamos optimistas!

Dia 19 de Abril, o período não veio. Vou à clínica fazer análise ao sangue e, contrariamente ao que eu esperava e ao que outras pessoas esperavam, estava calma e tranquila. Até me disseram que eu estava era em negação, estava anormalmente calma.

Tira sangue, enfermeira impecável que teve paciência com esta paniquenta das agulhas, vai para o trabalho e espera pela chamada.
13h40- É para lhe dizer o que o resultado é mesmo bom. A hormona está num nível mesmo mesmo mesmo bom.

Claro que chorei, o meu colega até ficou preocupado porque eu nem conseguia falar e quando consegui balbuciar o que se passava deu-me um grande abraço e até ele quase chorou.
Liguei logo ao Ricardo, que ficou em êxtase, depois liguei à minha mãe, irmã e pai e no dia a seguir dissemos em directo via skype aos pais do Ricardo, claro que o pai dele nem disse mais nada de tão choroso.

Estou de 13 semanas, depois de alguns sustos, vieram normais. Até agora temos um feto saudável :D

Bem-vindo Verão

Primeiro dia de Verão e contrariamente ao ano passado, este ano está calor. Trinta graus para estes lados é mesmo muito calor, a humidade é terrível e torna o calor abafado, à noite por vezes arrefece. Mas o Verão chegou e eu estou contente, os dias estão enormes e solarengos... Vamos aproveitar!




Incêndio destruidor

O cenário é chocante, os números de mortos, feridos e desalojados cresceu e os fogos ainda não estão extintos.
Ainda agora começou o Verão e já está um caos!!
Ajudem como puderem, ques está perto pode levar aos bombeiros água, sumos, leite, barras de cereais, enlatados, bolachas, bens de longa validade e sempre que for possível em embalagens individuais. Para quem está longe pode transferir verbas para algumas contas solidárias.


Porque não é só em Portugal

Há coisas que achamos que só acontecem em Portugal. Desde que estou na Holanda e principalmente neste último ano e meio apercebi-me que há coisas que acontecem em todo o lado.

Estamos num edifício novo, lindo, onde nos sentamos em cadeiras de 500€ porque têm design xpto mas depois as maçanetas de alguns tipos de porta estão sempre a ficar-nos na mão.
Ainda não temos gás canalizado para trabalhar, andamos a trabalhar com camping gás, apesar da instalação estar feita mas alguém se lembrou de furar os armários das botijas, deixando assim de ser à prova de fogo. Os armários vão ter de ser todos substituídos, em todos os andares, porque fizeram asneira em todos e só deram por isso depois.


A última foi comprar uma máquina que custa 250 mil Euros, pedir que adiassem a entrega 1 semana, levou a que no sistema ficasse adiada 1 mês. Lá conseguiram entrega antes, falhou a entrega então voltaram para trás com a máquina, disseram aos serviços centrais que, por sua vez não disseram a ninguém. Eu achei que ainda poderia ser entregue no dia seguinte porque por vezes demoram a processar encomendas, mas nada e o engenheiro veio instalar nada!

Hoje finalmente está cá a máquina a ser instalada mas isto tem sido uma novela...


Midtown Grill- Marriott Amsterdam

Fomos experimentar o Midtown Grill do hotel Marriott em Amesterdão. Supostamente tem dos melhores bifes da cidade. O Ricardo fez um menu carnívoro e eu decidi fica-me pelo peixe.

Entradas- Bolinhos de carangueijo para mim e Carpaccio para o Ricardo. Muito bom, eu não como carne crua nem rosa nem nada disso mas o Ricardo diz que estava e eu acredito. Os bolinhos de caranguejo estavam bons também, a maionese com ervas era boa e fresca.

Prato principal- Perca do mar para mim (era o peixe do dia) e Rib eye para o Ricardo. Peixe muito fresco, muito bem servido. O Ricardo adorou o Rib eye, acho que lhe faltava um bocadinho de sal mas ele rectificou no prato. A carne tinha um sabor muito bom (provei a ponta que estava melhor passada) e eles maturam a carne no restaurante, têm diferentes tipos de carne podendo escolher consoante o vosso gosto, os empregados ajudam no processo de selecção.

Sobremesa- já estávamos cheios, não estamos habituados a comer tanto e este jantar durou bastante tempo para irmos fazendo a digestão, mas tem sempre de haver espaço para a sobremesa. Eu pedi uma tarte de limão merengada e o Ricardo o rocky road. Sou uma pessoa muito crítica no que toca a sobremesas, era boa, melhor que a maioria que se come em alguns restaurantes mas a minha é muito melhor. A base não era crocante, o recheio apesar de saber a limão era um bocadinho doce demais e eu gosto da tarte com base crocante e recheio ligeiramente acídico mas o merengue estava perfeito. O rocky road que é um género de brownie com caramelo pecou pelo excesso de chocolate líquido em que veio, acho que um fio de caramelo para apresentação bastava, mas veio num banho de chocolate o que torna algo enjoativo. Os cafés estavam bem bons!
Um pormenor que para mim vale muito é que a carta das sobremesas é um postal, um postal a sério que se quisermos eles enviam para qualquer lado do mundo!! Os nossos pais já receberam e gostaram muito, é um mimo que vale muito e conta muito na minha satisfação.


Depois de tudo isto como cortesia ainda vêm marshmallows e uma fogueirinha para os tostar, adorei o pormenor e atenção ao pormenor.
O staff foi extremamente simpático e prestável, não se espera menos de um Marriott, mas em Amesterdão bom serviço não abunda.

A repetir, sem dúvida, mas para a próxima partilhamos 1 entrada e 1 sobremesa.

Rose's Cantina

A Joana tem sempre boas sugestões de restaurantes e cafés. Recentemente colocou na sua lista um restaurante mexicano em Amesterdão.

Ora a ida ao México já foi há uns largos tempos, mas a memória dos paladares está ainda bem presente. Fomos lá num dia de sol e calor decidindo ficar na esplanada.
Staff simpático e prestativo foi logo um ponto a favor, que aqui o serviço deixa muito a desejar.
Pedimos guacamole, mojito e gin para começar e estava muito bom!!! Depois provámos as quesadillas classicas, ceviche, enchilada de pollo e os Tacos Carnitas. Estava tudo bom mas no México são melhores, nos tacos faltaram os coentros picados frescos e o sabor não é igual ao que comemos lá. Faltam no menu as empanadas que eram fabulosas, devem ser fáceis de fazer até porque sendo pastéis que são fritos podem ser feitos previamente e congelados, tal como os nossos pastéis de massa tenra.
Ficou a vontade de voltar para uma tarde de petiscos porque, apesar de não ser exactamente igual, estava muito bom!!


Tens fome... bebe água!!!

Não sei se as vossas mães vos diziam isto mas a minha dizia, várias vezes. Principalmente quando tínhamos comido há pouco tempo. Dizia ela que muitas vezes as pessoas confundem fome com sede, claro que eu achava que era treta, agora sei que de facto pode acontecer.

Se bem que também é uma boa maneira de garantir que as crianças bebem água. Eu nunca fui muito fã de água quando era miúda, não que me dessem sumos mas houve ali uma altura em que decidi que não gostava de água e só bebia mesmo quando tinha sede.

Hoje em dia quem diz isso sou eu, por vezes o Ricardo diz que tem fome e eu digo-lhe que beba água, nem que seja porque sei perfeitamente que ele não ingere quantidade suficiente de água...


Inseminação 101

in·se·mi·na·ção 
substantivo feminino
1. Depósito do sémen do macho nas vias genitais da fêmea.


Segundo o dicionário inseminação- depósito do sémen nas vias genitais da fêmea.
É exactamente isso, mas de uma forma terrível.

Primeiro temos de estar com a bexiga cheia para o útero estar bem esticadinho e se conseguir colocar o sémen o mais fundo possível.

Segundo, acho que ninguém acha que um espéculo é algo de confortável, eu odeio, odeio mesmo, de ir às lágrimas.

Terceiro limpam o colo do útero com uma gaze, altamente desconfortável mas tem de ser.

Por fim colocam o cateter, que foi a única coisa que não senti porque é bem fininho.

O melhor mesmo é depois poder fazer xixi! Já me doía a bexiga de tão cheia.
Fez-se, não é agradável, dói, mas não é o fim do mundo (se bem que se me vissem pensariam que é, pela quantidade de palavrões, ais e lágrimas).

E depois, upa para a bicicleta fazer a vida normal...

E não resultou

E veio o período... Como estava sem dores até nem estava à espera, mas agarrei em mim e liguei para marcar o recomeço de novo tratamento.
Estava bem, fiz um dia normal, o Ricardo estava também de folga, fomos tomar pequeno-almoço fora e tudo...

Chegou à noite, estava cansada e decidi ir para a cama, comecei num pranto, uma parvoíce pegada!! Sabia que a probabilidade era baixa, que possivelmente teríamos um longo caminho pela frente, mas não consegui e explodi!! Apesar de tudo soube muito bem, saiu tudo, o acumular do stress e ansiedade e a tristeza de não ter sido bem sucedido...

Próxima etapa, aumentar um bocadinho a quantidade de hormonas para ter dois folículos em vez de um, para aumentar a probabilidade de sucesso... 



Dia da criança

Quero deixar aqui um feliz dia da criança a todos os que continuam a alimentar a criança que vive dentro de si.
Que nunca deixemos de encontrar beleza nas coisas pequenas, felicidade no banal e alegria nas coisas simples.

Neste dia é bom lembrar que ajudar uma criança está nas nossas mãos, nem precisamos de muito. Nós ajudamos uma criança em Moçambique por menos de 200€/ano, não custa nada para a maioria de nós e podemos dar um futuro risonho a uma criança!!! Nós ajudamos via a organização Um Pequeno Gesto. Como eles mencionam, um pequeno gesto pode ser uma grande ajuda.