Foi assim que me senti dia 13/12/2017 quando decidiram que não teríamos alta porque ela perdeu mais de 10% de peso e decidimos decidiram suplementar.
Inútil, foi mesmo assim que me senti! Nem alimentar a miúda consigo! Já não chegava não ter podido ter o parto que queria e agora iam dar-lhe suplemento que, achei eu, ia fazer com que eu nunca conseguisse amamentar.
Explicaram que eu ia ver que ajudava, ela ia ficar mais forte e mamar melhor. Sim porque primeiro ia sempre oferecer mama e depois dava-se o suplemento (demos em copo e em seringa com cateter para ela não recusar a mama). Fazia ao fim de 1h extracção com a bomba para estimular a subida do leite.
O leite subiu, ela ganhou peso e foi mamando melhor e fomos para casa no dia seguinte. Ao longo da primeira semana em casa acabámos por retirar o suplemento e ela agora mama quase em exclusivo, por vezes dou suplemento quando ela por estar com dores não consegue mamar bem mas acontece pouco porque já não quero saber se ela só adormece na mama deitada ao meu lado!
E o medo, o medo de que ela pudesse morrer a qualquer momento, perdeu peso, muito peso, tirá-mo-la do útero antes de ela querer "se calhar não estava pronta"... O medo constante de que aquela criaturinha que tanta felicidade me trouxe do dia para a noite desaparecesse! O desespero de ela parar de respirar e eu não dar por isso! O medo, o medo constante de que algo lhe acontecesse e eu não pudesse fazer nada! E esse medo continuou umas semanas.
Agora, ela com quase 4 semanas, o medo está cá mas mais controlado, não me dá para chorar desalmadamente. Se decido dar suplemento já não me frustra se não a ajudar a acalmar, fiz o que achava que podia ajudar e não lhe fiz mal por isso só posso ter feito bem.
Ajudou falar com a Liliana (que nos deu o curso de preparação para o parto), ela é uma das pessoas mais calmas que conheci na vida e foi muito bom falar com ela e as palavras de encorajamento e que estamos a fazer tudo bem e que é normal os sentimentos e as lágrimas (desde que não venham com tristeza profunda ou outros sinais de depressão).
Se tiverem numa situação semelhante falem com alguém, falem com várias pessoas, falei também com as minhas melhores amigas e com o Ricardo e ajudou muito! Não estão sozinhas, é uma fase e vai passar!