Ser emigrante


Ser emigrante é ser de dois países mas não ser de nenhum, porque no nosso pais de origem somos emigras e no de destino imigras.

Ser emigrante é ficar extasiado cada vez que aparece um amigo de longa data para jantar e depois de 2horas de conversa percebemos que tudo continua igual apesar da distância.

Ser emigrante é passar a vida a ver promoções nas companhias aéreas porque apesar de não nos arrependermos de termos emigrado continuamos com saudades de “casa”.


É fazer os pedido mais estapafúrdios a quem nos visita, porque temos saudades de algo tão simples Pão de Deus.

É ir de malas cheias de coisas diferentes e voltar com elas cheias de coisas familiares.


É tentar falar com todos os que nos são queridos mas não haver tempo, porque também andamos na azáfama do dia-a-dia e apesar de termos saudades só nos apetece sentar no sofá e ficar sossegados, mas não, ligamos o Skype para dizer aos nossos o quanto os amamos.

Ser emigrante é valorizar o que temos neste momento desejando que tudo fosse exactamente igual, mas noutro lado.

É ligar ao pai para saber se na opinião dele houve ou não penalti, ligar à mãe para saber como se faz aquela receita, fazer inveja aos irmãos porque se fez a sobremesa que eles tanto adoram e receber um e-mail dos sogros a gozar com a minha aptidão para cair de bicicleta.

Não é fácil mas tenho uma vida muito melhor e perspectivas de constituir família num país em que me identifico com a cultura de estudo e trabalho...
Um dia que não me sinta bem ou não esteja bem, volto!


6 comentários:

  1. Voltas ou mudas para outro país. Existe sempre uma terceira via ;)

    ResponderEliminar
  2. Compreendo perfeitamente... há quanto tempo estás fora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou fora há 3 anos praticamente :D
      Mais uma para o clube dos emigrados...

      Eliminar
  3. Tambem eu sou emigrante no UK ha quase 3 anos :) E estou a adorar a experiencia apesar dos meus problemas de saude mas ja estou a tratar disso no fantastico NHS :)

    Muitas felicidades :)
    Beijinhos*

    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar