Ontem foi um dia bom!

Ontem foi um dia especial, ontem nasceu uma bebé que vai trazer alegria a muita gente.
Ontem nasceu uma sobrinha! Filha de uma amiga irmã, de uma daquelas pessoas que são as nossas pessoas e que, por isso, é família.

Perdi a gravidez toda, mesmo recebendo fotografias, ecos, updates, mas perdi. E ontem recebi a mensagem dela a dizer "Vai nascer agora".
Quando li a mensagem houve uma explosão de emoções e quando ia para casa a pedalar sorria e chorava. 90% das lágrimas eram de felicidade pura, porque ela nasceu e estavam as duas bem, o restante tristeza por não estar lá.

Estar longe tem destas coisas mas ontem foi um dia bom!
Ontem nasceu a C, perfeita, estão as duas bem e têm muita gente que as ama ao lado delas. E nós em breve também vamos lá estar.
A C vai ser uma miúda muito amada e vai ter uma mãe espectacular, ah sim e uma tia a viver em Amesterdão espectacular também :p


Hambúrger de grão e frango

Ando em busca de novas receitas e encontrei esta no blog da Mafalda e decidi experimentar.

Claro que não seria eu se não mudasse algo. Acho que nunca faço uma receita 100% fiel ao indicado, acabo sempre a acrescentar ou trocar ingredientes.

Então assim foi:

Triturei 1 cenoura e 1 courgete e piquei a cebola. Fiz o refogado e quando a cebola ficou mole acrescentei os vegetais ralados. Mexi muito bem até ficarem cozinhados. Não acrescentem sal.
Em simultâneo coloquei 100g de côdea de pão no processador de alimentos e triturei até ficar ralado, adicionei 2 latas de grão pequenas (450g escorrido), adicionei um molho de coentros e o caril a gosto (usei caril em pó). Acrescentei os legumes por breves segundos para misturar bem.
Retirei esta pasta do processador e coloquei lá dentro peitos de frango previamente cozinhados com muito pouco sal(mesmo muito pouco porque o caril é forte e eu deixei bem intenso) e triturei por breves segundos.

Juntei o frango triturado à restante massa e mexi bem.

Depois é só moldar os hambúrgueres e cozinhar, eu fiz num grelhador sem fumos e sem gordura, podem fazer no forno ou numa frigideira com algum azeite.



Políticos

Portugal e a Holanda são de facto países muito diferentes em muitos aspectos, nem tudo é bom e nem tudo é mau.

A política não é excepção! Quando vivia em Portugal já tinha ouvido falar que políticos de países do Norte da Europa não eram remunerados pelas suas funções mas não sabia como funcionava.
No outro dia a falar das eleições com alguns colegas perguntei e sim, de facto, alguns políticos não são remunerados. Maioritariamente políticos regionais/locais, ou seja, não estamos a falar do primeiro-ministro mas de facto há pessoas no poder que têm uma vida e um trabalho normais e a esses acumulam cargo político e nesse cargo político trabalham no sentido literal da expressão "para o povo".

Acho digno, só o faz quem gosta, quem realmente gosta e quem acredita que pode fazer a diferença, quem quer fazer a diferença!



Prenda

Finalmente depois de muito marcar e remarcar o encontro conseguimos ir ao brunch com os bloggers e vizinhos Carolina  e Bruno juntamente com o filhote deles Sebastião.

O brunch correu lindamente, o miúdo é um fofo e um querido, a Carolina super comunicadora, aliás os dois são e foi uma excelente companhia. Haverá uma próxima de certeza, seja numa das nossas casas ou noutro lado qualquer.

No fim recebi o meu presente do giveaway criado no blog dela. É bem maior do que eu pensei, super perfeitinho (disso não havia dúvidas) e adorei Carolina :D

Quem quiser pode ir à loja on-line ver a colecção.


Lentes

Já andava há algum tempo para comprar umas lentes para smartphone mas ficava sempre a dúvida da qualidade e se valem a pena ou não.
Já tinha falado com um amigo que tinha o sistema de hímen e estava contente, a Ana Sofia do blog Os meus Caminhos acabou por fazer um post e um vídeo sobre o funcionamento das lentes, as dela vinham com sistema de mola.

Soluções perfeitas normalmente não há, nem se pode esperar que um telemóvel tire fotografias tão boas como uma máquina reflex.
Mas decidi experimentar, vi as lentes na Groupon e comprei.

Há várias coisas que me agradam, há dois tipos de argolas magnéticas que vêm com o kit sendo que para o iphone 5s existe um microfone ao lado da câmera e este kit prevê esta situação havendo uma depressão na argola que encaixa na perfeição.

Ambas as lentes têm capa para a parte da frente e para a parte de trás, a única vez que uma das lentes fica desprotegida é quando desencaixamos a telescópica da macro. Para tirar fotografias apenas com a macro basta desenroscar a lente telescópica (vejam o vídeo da Ana).


Ficam aqui umas fotos tiradas com as lentes.


 As lentes





               Olho de peixe                                                                              Macro




Usar hífen


Sei que não sou a melhor escritora do mundo, mas acho que escrevo relativamente bem, pelo menos a nível de ortografia básica.
Claro que nem sempre temos a certeza como se escrevem algumas palavras, eu sei que tenho dúvidas , cada vez mais agora que vivo noutro país, e por isso recorro à tecnologia (google) para não cometer gafes.

Uma das maiores gafes que encontro facebook e blogosfera fora é o uso super inadequado do hífen.
A única forma que tenho de explicar como se sabe se uma palavra tem hífen ou não é a forma como a palavra é acentuada. Por exemplo acha-se e achasse, a primeira lê-se ácha-se e a segunda achásse.

Caso não chegue descobri um site fantástico que deu mais uma dica excelente, colocar a frase na negativa por exemplo:

Ontem gostaste do filme---> Ontem não gostaste do filme
Ele acha-se o maior---> Ele não se acha o maior

Ontem gostas-te do filme---> Ontem não gostas-te do filme
Ele achasse o maior---> Ele não achasse o maior

Gostei desta dica... Acho que não costumo dar erros na aplicação de hífens mas assim não há como falhar!



Hoje é o dia dos nossos Carlos

Sim porque é dia do pai. Os nossos Carlos são um exemplo a seguir como pais! Educadores, preocupados, dedicados e amigos.
Saudades do pai, muitas, do sogro também que ele é um querido :)
Homem do croissant amo-te muito!


Programa VEM


Tenho visto muita gente partilhar notícias sobre este programa do estado para atrair quem saiu do país.
Ao ler o resumo do programa penso que é ridículo, pelo número de projectos que podem ser financiados, pelos valores, pelas soluções, pela falta de vantagens em voltar.

Sim quem está desempregado poderá ser algo a pensar, mas sinceramente quem está fora há muito tempo tem uma vida inteira no outro país, para quem emigrou há pouco tempo tem na memória a diferença que foi mudar, as vantagens, a falta de trabalho e lembra-se porque emigrou.

Quem sai do seu país busca algo melhor, só volta se não encontra, alguns voltam quando querem investir no seu país e voltar às origens.

Eu acho um embuste, acho que nada irá mudar em Portugal, os políticos continuarão a ser corruptos, a roubar, a fazer trinta por uma linha e pouco ou nada lhes vai acontecer. Os políticos vão continuar a viver luxuosamente, as cunhas vão continuar a existir, os estratos sociais mais baixos vão continuar a ser os mais afectados e quem voltar tão cedo provavelmente até se poderá vir a arrepender.

Valerá a pena voltar para um país que não consegue sair do buraco que cavou?
Valerá a pena desistir de uma vida melhor por amor à pátria, a uma pátria que não nos deu o suficiente ou mesmo nada?
Valerá a pena voltar para termos de voltar de novo a sair?

Se tenho saudades? Tenho.
Se gostaria de voltar? Claro que sim.
Se volto por algo pior ou instável só porque é o meu país? Não.

Não condeno quem voltar, se voltam é porque acham por bem ou porque não estão bem.
Eu para voltar é preciso muito!

Factos VI

Eu lembro-me de ser pequena e desenhar a giz o jogo da macaca, era algo normal para nós mas aqui em Amesterdão deparo-me com verdadeiras obras de arte...
As crianças saem à rua com os pais e desenham quadros artísticos nos passeios, colorindo as ruas e fazendo-nos sorrir!

É um hábito que gosto muito e me faz gostar mais desta cidade... em Lisboa provavelmente levaríamos uma multa por estar a vandalizar espaço público.






Dutch adds I

Enquanto uma pessoa corre na passadeira ou espera que um programa de TV comece conseguimos rir a bandeiras despregadas com alguns anúncios que passam na televisão...

Como gosto que os outros se riam também, aqui fica o primeiro ;)



Sair de casa com luz!


Sair de casa ás 7 da manhã e estar esta luz é fantástico!
Até há bem pouco tempo saíamos e estava escuro como breu e quando voltávamos para casa já era escuro.
Os dias estão muito maiores, nota-se de dia para dia... a Primavera está a chegar :D

Liebster Award


Liebster Award – Discover new blogs!!
Uma susaninha no mundo nominated me to the liebster award and as I can't refuse a good challenge here are my answers:
Why did you create a blog?
I created my blog because some friends and Ricardo suggested it, they think I have good ideas and thoughts. Also because my parents didn't have facebook, neither some friends.

What is the subject of your blog?
Everything that I want to talk about... moments, stories, facts and ramdom stuff :D

How long you have the blog?
One and half year

You write to who?
I write to whomever may read my blog, that's why I have the translator on my page...

Why did you move from your home town?
To pursue a dream career.

Three things you love about the people in your new city?
Multi-cultural, they do really value sun and are very open minded to some extend.

Three things you hate about the people in your new city?
I rather not say.

Three good thing about your new life?
Biking, traveling, better life.

Three bad things about your new life?
Missing friends and family, missing tasty food, missing sun light during winter.
Three places that you recommend in your new city/country?
In my new city some museums, parks and woods, canal cruises. In my new country I haven't visited much but I like Maastricht very much, Zaandvort after passing in the tulips fields, Kinderdijk.

Which country did you like to visit the most and why?
So far UK, only been to London but I really really love London, if I could choose one country to live abroad I would choose London!

My 11 questions:

I have a dream... Wich one is yours?
Cats or dogs?
Chocolate or fruit?
Fish or meat?
Nature or City?
The best in life is...?
Travel is...?
Fashion for me is?
A real friend/friendship is?
I have a blog to?
I would give my life for?

I decided to make these questions short, easy, fun and open to whomever wants to answer them.

Finalmente um brunch!

Fomos convidados pelo Bruno e a Carolina nos para irmos a um brunch no Vandaag, disseram maravilhas e fiquei mesmo curiosa...

Infelizmente o pequeno deles ficou doente e não puderam ir, mas de certeza vamos lá com eles!

Então lá fomos ao brunch buffet e saiu muito melhor do que achei!
O espaço amplo e com uma decoração bastante moderna e interessante com candeeiros diferentes, cortinas a separar várias salas, até uma sala para os miúdos com uma piscina de bolas.

Passando ao brunch em si adorei, havia de tudo, desde croissants, pães, cereais, até ao sushi, wok, grelhados, pastas e pizzas. Há mesmo mas mesmo tudo para todos os gostos!
As ostras estavam divinais, o sushi eu faço melhor mas remedeia caso queiram muito, o wok e grelhados muito bom!

Mas o que fazia os meus olhos brilhar?!
A zona dos doces, que é a primeira bancada de todas. O que possam pensar, possivelmente há, fonte de chocolate preto e branco, fruta e biscoitos para mergulhar no chocolate, gelados e cones para os mesmos, tartes e bolos, pastéis de nata (literalmente com este nome na etiqueta) e até uma máquina de algodão doce :D

Parecia uma criança a comer algodão doce... Acho que era a única adulta a comer algodão doce mas quero lá saber! Soube-me pela vida...

E agora esta semana é a sofrer no ginásio porque o fim-de-semana foi mesmo comer sem restrições e agora voltamos à vida normal!