Micróbios V

Vamos lá falar de infecções/doenças sexualmente transmissíveis (IST/DST)...

Todos sabemos (espero) que o contágio destas doenças não se faz por intermédio de abraços, apertos de mão, etc...

Há também doenças cuja taxa de infecção é muito baixa, como o VIH em que numa relação sexual normal a probabilidade de contrair o vírus é de menos de cerca de 0,1%. Claro que dependendo do tipo de sexo que se faz, inclusive se é receptor ou dador (no caso de relação sexual vaginal o receptor será a mulher e o dador o homem), sendo que o receptor tem sempre maior probabilidade de infecção.
O que assusta mais é que segundo alguns dados estatísticos há grande prevalência de jovens nos novos casos de infecção, que por ignorância ou inconsciência fazem sexo desprotegidos.

Mas nem só de VIH vive este mundo de IST's e todos temos ouvida cada vez mais falar do VPH (HPV em inglês) que felizmente já se encontra no plano de vacinação nacional mas é necessário fazer prevenção através de citologia e colposcopia e também caso se tenha algum sintoma "anormal", como dor ao ter relações sexuais, por favor vão ao médico!

Todas estas doenças passam também através de contacto oral, por isso sexo oral desprotegido também é um comportamento de risco.



http://ourworldindata.org/data/health/hiv-aids/
http://www.cdc.gov/nchhstp/newsroom/HIVFactSheets/Progress/Trends.htm
http://www.webmd.com/sex-relationships/features/4-things-you-didnt-know-about-oral-sex
http://www.catie.ca/en/pif/summer-2012/putting-number-it-risk-exposure-hiv

2 comentários:

  1. Realmente é chocante o quão ignorantes são alguns jovens. Tendo em conta a sociedade em que vivemos e a quantidade de informação sobre estes temas, não compreendo como ainda acontecem comportamentos sexuais de risco. Nos últimos anos têm-se ouvido falar muito do VPH, portanto espero mesmo que essa vacinação nacional vá para a frente.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo a vacinação é uma realidade, há já uns 5 anos ou assim para raparigas a partir dos 13anos (ou algo assim)... :D

      Eliminar