Micróbios VI


Quando um colega está doente já sabemos que o mais provável é que passe para nós e/ou outros colegas.

O que se pode fazer?!

Primeiro, ir trabalhar é péssima ideia porque ainda podemos ser contagiosos e porque seremos muito pouco produtivos. Ou seja, se puder fique em casa. Se não puder evite tossir para cima dos colegas.

Quando tossir evite tossir para as mãos, as mãos são o maior veículo de transmissão de doenças, passam os germes para as maçanetas, pegas, teclados, etc. Tussam para o antebraço  ou para o ombro.

Lavar as mão frequentemente é válido para todos, todos os dias, mas nunca é demais frisar.

Há locais de trabalho com maior facilidade de disseminação, nomeadamente locais em que as posições de trabalho são partilhadas por várias pessoas. Nestes casos o ideal seria limpar todos os objectos de uso partilhado, incluindo a mesa. Sei que ninguém faz isto porque não há paciência para fazer isto todos os dias, mas eu limpo a minha mesa toda com todos os seus apetrechos com álcool todas as semanas...

De resto é possível passar imune a estas pragas, se tivermos um sistema imunitário espetacular, nestes casos a alimentação saudável pode ajudar visto que comer fruta e vegetais aumenta a ingestão de vitaminas e minerais o que reforça as nossas defesas.


1 comentário: