Fraldas reutilizáveis

Já me tinha rendido a tentar o copo menstrual, chegou a casa e o período nunca veio porque fiquei grávida. Mas é de facto uma alternativa bastante mais natural e ecológica do que os tampões e pensos por isso vai continuar na minha lista de mudanças ecológicas.

Posto isto andei a pensar em fraldas reutilizáveis/laváveis. Falei com uma mãe portuguesa que vive aqui, fomos lá ter com ela e a família dela e ela usou fraldas destas para ambos os filhos. Não se arrepende e diz que vale muito a pena. Os filhos deles nunca tiveram grandes assaduras, deixaram as fraldas relativamente cedo e raramente teve qualquer tipo de "acidente" ou pelo menos não mais que o normal com fraldas descartáveis (sim, mesmo com fraldas descartáveis já ouvi relatos de cocó até às costas).

As fraldas descartáveis estão cheias de químicos (excepto algumas ecológicas), a longo prazo são muito mais caras, demoram 200 anos a degradar-se (no mínimo) apesar de poderem ser muito mais convenientes para os pais.

Hoje em dia as pocket diapers são super práticas, já não é preciso ter a fralda de pano e depois a capa impermeável, ora vejam aqui.

A minha mãe não acredita que eu vá usar muito tempo, mas acho mesmo que para o bebé é muito melhor ter menos contacto com químicos. Vai dar mais trabalho, vai, mas não devíamos todos fazer um esforço porque o nosso planeta está à beira da ruptura? Não é melhor ter um produto sem montes de químicos em contacto com a pele do nosso bebé? É pouco? Talvez seja, mas é alguma coisa!

p.s.- desculpem se vos ando a aborrecer com assuntos de bebés mas olha, é o maior tópico com que me debruço diariamente...



4 comentários:

  1. So e pena serem tao caras... e acredita que assunto de bebes e um tema que nunca mais acaba e eu adoro :) Entao depois que eles nascem :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas já são relativamente em conta e a longo prazo poupa-se imenso!!!!

      Eliminar
  2. Gosto muito de tópicos sobre coisas para bebés...se a idade mo permitisse teria outro. Acho a ideia das fraldas óptimas. Eu também ando numa de alternativas ecológicas.

    ResponderEliminar
  3. Por acaso já tinha pensado sobre isso e, um dia que for mãe, vou optar por fraldas reutilizáveis...

    Beijinho
    https://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt/

    ResponderEliminar