Ela está de rabo para baixo!

Nesta altura 96% dos bebes já estão de cabeça para baixo e prontos para o parto. Esta miúda não virou, é pouco provável que vire.
Há vários motivos para um feto não virar mas não se sabe ao certo o que os faz não virar, são tudo teorias.
Uma alternativa é tentar uma inversão cefálica externa (em inglês external cephalic version ou apenas version). Ontem fomos à consulta, lá ela continuava de rabo para baixo e cabeça para cima, encostada ao meu lado direito e decidimos tentar virá-la.

A parteira Saskia foi uma querida, fala português e ia falando com ela para ela se virar e incentivando-me a relaxar e respirar. Apesar de ter medicação para relaxar o útero (tocolíticos, usados para parar o trabalho de parto) ela disse que mesmo assim o meu útero reagia o que era algo menos bom. Disse também que ela é maior do que aparenta na ecografia o que é outro contra. Por fim, depois de termos tentado várias vezes sem sucesso acabámos por ter de desistir. Segundo ela e a colega nunca tinham visto um bebé tão resistente, dava pontapés, enfiava-se para a parte de trás do meu corpo e metia a cabeça atrás das costelas para não chegarem a ela.

Foi relativamente doloroso porque elas tinham de enfiar a mão atrás das minhas costelas, mas é uma dor que passa quase imediatamente. Acho que fiz o correcto, ela continuou a ter a actividade normal, hoje continua com a actividade normal por isso acho que não a magoámos por assim dizer.
No entanto fiquei com pena dela, a ser empurrada e a tentar esquivar-se... Coitadinha. Era para o melhor das 2, ter um parto natural que era bom para ambas, não resultou mas não me arrependo porque podia ter resultado e seria o melhor.

Enfim, se têm um bebé que não vira saibam que existe esta técnica, não é extremamente doloroso, passa e pode resultar. Valerá a pena tentar porque as vantagens são maiores que as desvantagens.

No meio disto tudo ainda me ri muito antes de começar porque a parteira Saskia descreveu o efeito dos tocolíticos da maneira mais engraçada que já tinha ouvido "vais ter palpitações e vai-te apetecer saltar pela janela fora mas depois passa"... Só tenho a agradecer a todo o pessoal do VUmc que tem sido impecável!


8 comentários:

  1. Espero que ainda assim, na hora H, tudo corra bem para vocês as duas! beijinhos *

    ResponderEliminar
  2. É teimosa a miúda!!! ;)
    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Eu disse! Há histórias de bebés que viram na altura do trabalho de parto... o meu às 34 estava finalmente de novo de cabeça para baixo...vamos ver se não vira de novo!
    Tudo a correr bem <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois já vou nas 36 e não há forma dela virar e está grandinha... vamos ver, tudo se resolve que hoje em dia temos muitas alternativas :)

      Eliminar
  4. A rapariga quer mostrar desde cedo que vai ser dona do seu nariz :p Agora fora de brincadeiras... espero que corra tudo bem!! :)

    ResponderEliminar