O mundo está louco!- take 2


Vá neste caso não é bem o mundo é mais o Presidente dos Estados Unidos. A sério que a solução aos atentados nas escolas é mais armas??? A sério que se vai munir os professores de armas???? E até já há uns escudos à prova de balas para os alunos...


E que tal esta ideia maluca de retirar de livre circulação as armas??? Se não houver armas não há tiroteios... tcharan...
A sério!!! Que gente parva e estúpida e burra e sei lá!!


Fraldário

É impressão minha ou os fraldários, quando não os há à parte, são sempre no wc das mulheres?
Como faz um pai que vai com o seu filho bebé a algum lado e precisa mudar a fralda?
Eu não me importaria de ter um homem no wc a trocar a fralda porque é um motivo válido mas será que há quem se importe? Sentir-se-à o pai à vontade para o fazer?


O mundo está louco!

Mais um massacre numa escola. Foi o oitavo nas primeiras sete semanas do ano de 2018, mais de 1 por semana. A sério???? Como é possível??
Pior, como é possível haver tanta gente a defender o "direito" a ter e andar com uma arma! Nomeadamente o actual presidente dos Estado Unidos da América... e defendem, de forma pouco informada, que retirar esse direito não vai fazer com que deixem de acontecer. Pois podem não conseguir erradicar totalmente mas com certeza vai diminuir drasticamente.
Será que não vêm que em países onde as armas não estão disponíveis a qualquer pessoa que vá à loja estas coisas não acontecem?????

Se quiserem dar prendas a um bebé

Há várias coisas que devem ter em atenção ao dar prendas a um bebé. 

1) Aconselho a perguntar o que faz falta e a terem em conta os gostos dos pais.
2) Tamanhos- provavelmente tamanhos de 1-2 meses abundam em casa pois é o que vai ser preciso primeiro por isso novamente perguntem ou joguem pelo seguro e ofereçam roupas maiores.
-Quando se oferece roupa ter em conta a estação em que se vai estar, se oferecemos algo para 6 meses e nessa altura for Inverno é melhor não dar calções ou bodies de manga curta.
-POR FAVOR dêem coisas que possam ser lavadas na máquina, centrifugadas e que não tenham de ser secas horizontalmente.
-Bonecada, toda a gente adora dar bonecada, por isso tenho 2 cestos completamente cheios de bonecos para bebés pequenos. Legos tenho 0 por exemplo. Perguntem pessoal, a sério, ou acabamos com mil e 500 peluches que nunca vão ser todos usados e provavelmente daqui a uns meses estão num caixote na arrecadação.

Se derem algo que não perguntaram aos pais se precisam/querem, certifiquem-se que se pode trocar porque senão acabamos com imensas coisas que não vamos usar, ou porque já são pequenas ou porque não gostamos ou até porque já temos demasiadas coisas iguais/semelhantes... Com talão por favor.

Dêem experiências, se me dessem a escolher prendas ou visitas escolheria visitas(garanto que sabe melhor do que muito dinheiro), se os pais quiserem comprar algo mais caro tipo uma cadeira para o carro nova ou uma bicicleta contribuam, vai ser com certeza dinheiro bem empregue.

Eu acho que vou abrir uma conta para a Bia, acho que pode ser mais importante abrir uma conta poupança do que ter mil brinquedos e coisas que não liga. Aqui é muito comum, em Portugal não sei mas gosto desta ideia. Até porque ela vai crescer e precisar de bicicletas e cadeiras para o carro e afins por isso ter um fundo de maneio é capaz de ser boa ideia.


Dois meses

É fantástico vê-la crescer, há algumas semanas ela sorri quando falamos com ela e palra imenso e levanta só um sobrolho.
Ainda tem alguma descoordenação de mãos mas já não enfia os dedos pelos olhos como se os quisesse tirar por isso é bom.

Segue-nos com o olhar, segue brinquedos, gosta de luzes (desde sempre), tem muita força no pescoço e nas pernas e é muito bem disposta.

Com estes dois meses veio um pico de desenvolvimento que já dura há quase uma semana, é duro mas com certeza que vai sair deste pico com algo aprendido e isso é importante.

Apesar de algumas noites muito mal dormidas e em que ela só dorme, literalmente, em cima de mim, pelo menos parte da noite, este sorriso sempre no rosto vale a pena tudo!


Acredita nas tuas maminhas

Vamos lá falar de amamentação. Não é sempre fácil, depende de muitos factores nomeadamente do bebé, da mãe mas também de quem os rodeia.
É suposto ser algo natural mas às vezes as coisas não correm bem.
Para mim não foi muito difícil, uns 4 dias de dores nos mamilos, mais alguns dias de moinha e passou. Deixei as mamas apanhar ar, pus purelan às vezes e a coisa resolveu-se.
Se for insuportável por favor procurem ajuda.

É fácil acharmos que não temos leite suficiente, porque o bebé chora ou está irrequieto, mas temos de acreditar em nós. Algo que a Ana me disse muitas vezes e é verdade "acredita nas tuas maminhas". Há bebés que mamam mais e outros menos, uns que mamam mais rápido e outros mais devagar. É raro haver uma produção deficiente de leite principalmente se oferecermos em livre demanda.

Segundo a OMS devemos dar de mamar em exclusivo até aos 6 meses, é benéfico dar de mamar até aos dois anos, tanto para as crianças como para as mães, apesar do benefício decrescer ao longo do tempo. O desmame deve ocorrer naturalmente ou quando a mãe assim o desejar.
Deve-se oferecer mama em livre demanda, ou seja sempre que o bebé pede, já não há aquela teoria de que só se dá mama de 3 em 3 horas mas também não se acorda um bebé  que está a crescer para mamar.
Dar de mamar tem muito mais funções do que alimentar, é também hidratação, consolo e auto-regulação e ajuda a contrair o útero após o parto.
Deve-se evitar mamilos de silicone, dar chucha até a amamentação estar estabelecida e evitar biberão, caso seja necessário suplementar podem fazê-lo com copo, seringa sem agulha ou com uma sonda colada no mamilo e enquanto o bebé mama recebe o suplemento mas continua a estimular a produção.

A Bia por acaso por norma mama de 3 em 3 horas mas porque assim o pede, tem dias ou alturas em que pede mais e faz cluster feeding (para aumentar produção) e depois há os picos de crescimento em que parece que nunca estão satisfeitos e aí entram as opiniões do pessoal à volta da mãe a dizer que o leite não chega, que se calhar é fraco, que se calhar secou. Não, picos são normais e servem também para ajustar a produção e o bebe passa mais tempo na mama também porque precisa da tal auto-regulação, porque está a aprender algo novo ou a crescer e tem necessidades emocionais maiores.

Se tiverem dores, dúvidas, dificuldades ou apenas dúvidas não hesitem e consultem uma CAM (consultora em aleitamento materno) e acreditem em vocês independentemente do que muitos médicos, amigos ou familiares dizem... Mas nunca deixem de acreditar nas vossas maminhas!





Fraldas reutilizáveis


Já tinha decidido aderir a fraldas reutilizáveis há algum tempo. Muita gente dizia que eu não ia conseguir, que ia desistir ao final de uma semana, que era imenso trabalho, etc...

Começámos pelas 2 duas semanas, nem todas as fraldas que temos dão para ela por serem grandes, então comprámos mais de umas que funcionaram (totsbots teenyfit) e mais umas de bolso que dão para ajustar (bumgenius 5.0).
O universo das fraldas reutilizáveis é enorme, há para todos os gostos e carteiras. As melhores, com menos fugas, são as pré-dobradas ou as ajustadas mas as pré-dobradas dão mais trabalho e ambas que mencionei agora exigem ter capas.

Assim a nossa decisão foi ser fácil e ter umas tudo em um e de bolso. Assemelham-se muito a fraldas descartáveis pela facilidade de uso, para as de bolso (imagem 1) temos de colocar os absorventes mas secam muito rápido. As tudo em um algumas não é preciso colocar os absorventes (imagem 2) mas demoram mais a secar, outras têm os absorventes longos mas que se têm de colocar para dentro, tipo as de bolso mas o absorvente não é totalmente independente da fralda (imagem 3). Demorou a dar com o ajuste mas agora já estamos habituados.

Quando são mais velhos colocam-se os liners (por norma de bambu) para reter o cocó que se coloca no lixo ou na sanita.

Quanto à lavagem é necessário fazer pré-lavagem, eu faço ora lavagem mais curta com pré-lavagem ora a de algodão, mais longa, com pré-lavagem a 60graus porque todas as minhas fraldas dão para 60 graus. Pode-se usar detergente normal mas não amaciador. Lavo dia sim dia não e não é preciso colocar em água.
1)
2)

3)