Acredita nas tuas maminhas

Vamos lá falar de amamentação. Não é sempre fácil, depende de muitos factores nomeadamente do bebé, da mãe mas também de quem os rodeia.
É suposto ser algo natural mas às vezes as coisas não correm bem.
Para mim não foi muito difícil, uns 4 dias de dores nos mamilos, mais alguns dias de moinha e passou. Deixei as mamas apanhar ar, pus purelan às vezes e a coisa resolveu-se.
Se for insuportável por favor procurem ajuda.

É fácil acharmos que não temos leite suficiente, porque o bebé chora ou está irrequieto, mas temos de acreditar em nós. Algo que a Ana me disse muitas vezes e é verdade "acredita nas tuas maminhas". Há bebés que mamam mais e outros menos, uns que mamam mais rápido e outros mais devagar. É raro haver uma produção deficiente de leite principalmente se oferecermos em livre demanda.

Segundo a OMS devemos dar de mamar em exclusivo até aos 6 meses, é benéfico dar de mamar até aos dois anos, tanto para as crianças como para as mães, apesar do benefício decrescer ao longo do tempo. O desmame deve ocorrer naturalmente ou quando a mãe assim o desejar.
Deve-se oferecer mama em livre demanda, ou seja sempre que o bebé pede, já não há aquela teoria de que só se dá mama de 3 em 3 horas mas também não se acorda um bebé  que está a crescer para mamar.
Dar de mamar tem muito mais funções do que alimentar, é também hidratação, consolo e auto-regulação e ajuda a contrair o útero após o parto.
Deve-se evitar mamilos de silicone, dar chucha até a amamentação estar estabelecida e evitar biberão, caso seja necessário suplementar podem fazê-lo com copo, seringa sem agulha ou com uma sonda colada no mamilo e enquanto o bebé mama recebe o suplemento mas continua a estimular a produção.

A Bia por acaso por norma mama de 3 em 3 horas mas porque assim o pede, tem dias ou alturas em que pede mais e faz cluster feeding (para aumentar produção) e depois há os picos de crescimento em que parece que nunca estão satisfeitos e aí entram as opiniões do pessoal à volta da mãe a dizer que o leite não chega, que se calhar é fraco, que se calhar secou. Não, picos são normais e servem também para ajustar a produção e o bebe passa mais tempo na mama também porque precisa da tal auto-regulação, porque está a aprender algo novo ou a crescer e tem necessidades emocionais maiores.

Se tiverem dores, dúvidas, dificuldades ou apenas dúvidas não hesitem e consultem uma CAM (consultora em aleitamento materno) e acreditem em vocês independentemente do que muitos médicos, amigos ou familiares dizem... Mas nunca deixem de acreditar nas vossas maminhas!





4 comentários:

  1. Isto da amamentação deve ter que se lhe diga deve... No meu caso não espero que a coisa seja fácil. Mas vamos tentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devias juntar-te a um grupo de amamentação de gémeos... No face, procura ;) e este tem sido uma grande ajuda
      https://www.facebook.com/groups/maes.oms/

      Eliminar
  2. Hehe acredita que foste de encontro ao meu pensamento, eu acreditei nas minhas maminhas, quanto mais ele manava mais saia e a bomba ajudou tanto :) ah e a aveia que eu dizia que não gostava Hehe trenguices ;) e foi assim até aos 9 meses, quando ele disse q já chegava de maminha mas continua apegado ao biberão e a chupeta para dormir e relaxar, e mais fácil diz ele hehe :D
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 9 meses é bom... O meu objectivo são os 6 meses e depois logo se vê ;)

      Eliminar