Respeitem as decisões das pessoas mesmo que sejam diferentes das vossas...

Depois de algumas pessoas saberem que vou fazer cesariana vem a pergunta "mas está tudo bem?", até aqui tudo bem porque é legítimo e demonstra preocupação mas depois de dizer que sim vem o "então porquê?" e tenho a dizer que já me chateia. Não pergunto a alguém porque é que escolheu ter parto vaginal, ou ser induzida nem se alguém decide não dar de mamar.

Também não vale a pena tentarem atirar-me com estatísticas e artigos sobre o benefício do parto vaginal, eu sei! Eu planei um parto natural para a Bia, gostava de ter tentado até sem epidural (claro que teria sempre hipótese de mudar de opinião), não deu, ela não virou e a probabilidade de algo correr mal era grande para primeiro parto, pélvico e que ia ser induzido às 38 semanas por motivo médico. Nesse dia (8-12-2017) já eu tinha visto as estatísticas todas de taxas de mortalidade de cesariana vs parto pélvico e as possíveis complicações, probabilidade de indução em parto pélvico acabar em cesariana, tinha tido um curso pré-parto com uma Doula em que falámos dos benefícios do parto vaginal e, não fosse eu bióloga e gostar de ter a informação toda, ainda fui ler muitos artigos sobre os benefícios e quando desaparecem e na altura a decisão da cesariana foi a que fez mais sentido, era a mais segura.

Agora continua a ser a decisão mais segura, é mais provável ter uma ruptura uterina do que algo correr mal na cesariana. Se quisesse ter mias filhos talvez repensasse, porque quanto mais cesarianas maior a probabilidade de ruptura incluindo na gravidez.

"Ah e tal mas a recuperação é super difícil", mas não é essa a minha experiência, em 24h estava sem tomar nada, a andar, a fazer uma vida minimamente normal, não tive praticamente hemorragia alguma, foi um pós-parto calmo e pacífico. Claro que nunca se sabe, mas eu também tive amigas que tiveram partos vaginais e pós-partos terríveis.

Por isso, se tiverem amigas que decidam fazer cesariana, perguntem se está tudo bem, mas não julguem e não perguntem porquê se não forem amigos muito próximos ou se for para fazer cara feia. Hoje em dia não sabe estatísticas e benefícios quem não quer.




Soul

 Vimos o soul da pixar e tenho a dizer que chorei imenso... Eu sou uma maria chorona mas acho mesmo que o filme está bem feito.

É a história de um músico que tinha o sonho de tocar numa banda de jazz, tem a sua grande oportunidade mas morre e tenta fugir ao seu destino de ir para o céu. Pelo caminho conhece uma alma que ainda não tinha nascido e não queria descer à Terra.

A história desenrola-se com ele a ensinar à jovem alma as coisas boas e simples da vida. É uma história bonita e acho que vale muito a pena ser vista...




Conseguimos!

Conseguimos mudar-nos e transferir a casa antiga na data combinada!
Foi muito mais apertado do que eu gostaria, foi na realidade mesmo em cima do joelho e ainda tenho uma arrecadação cheia de coisas e uma sala meio por arrumar mas já se está a compor.

Então no domingo eu e o Ricardo viemos à casa nova, limpámos a cozinha (apesar de termos pago para nos limparem a casa ficou uma valente porcaria e muita coisa não viu um pano sequer), trouxemos algumas caixas e tal. Na segunda o meu pai chegou, encaixotámos grande parte do que faltava, desmontámos alguns móveis que eram precisos. Terça fizemos as mudanças com a ajuda preciosa de alguns amigos, que até com a Bia nos ficaram e foi um dia que começou para nós às 7h e terminou às 20h com as camas nos quartos e uma sala cheia de móveis!
Não tínhamos conseguido sem os nossos amigos e família e por isso sou muito grata! Temos mesmo muitas pessoas que nos ajudam sempre e eu sou imensamente grata por tudo!

Entretanto quarta finalmente tive a consulta no hospital e fomos a apartamento buscar as últimas coisas e deixar o robot a aspirar a casa para ficar minimamente decente, quinta passei o dia no trabalho porque não consegui fazer aquilo que tinha mesmo que terminar, porque ficámos em isolamento.

Hoje fomos dar as chaves aos novos donos do nosso apartamento, fazer vistoria à casa e dizer adeus. Tenho de admitir que me custou um bocadinho, foram 5 anos e meio, mais de 3 da vida da Bia lá, gostava mesmo da nossa casinha e apesar de ter mudado para melhor, é sempre nostálgico deixar para trás onde fomos tão felizes.

Tem sido uma aventura mas conseguimos e agora com tempo é arrumar tudo, limpar tudo, fazer as malas da maternidade (shame on me, sempre à última hora) e ter a uma bebé saudável...

Estamos exaustos mas felizes, bem e saudáveis.




Como vai o CoViD aqui por casa

 Pois que na quinta-feira o Ricardo começou com tosse esporádica, eu comecei com espirros que achei que eram do bom tempo e, consequentemente, alergias. ele foi ficando pior, eu fui espirrando mais e domingo às 15h comecei com uma terrível dor de cabeça, à noite ficámos os dois com febre e nessa noite não dormi nada porque as dores de cabeça não acalmavam nem com paracetamol.
Honestamente essa noite comecei a panicar, o que fazemos se ficarmos os 2 mega doentes? Quem toma conta da Bia? E a Sara, que repercussões pode ter no desenvolvimento dela? E se entrar em trabalho de parto? E se acabar na UCI e não a vir nascer e não puder estar com ela nos primeiros dias, semanas, meses??? E se ela precisar de ir para a UCI por causa do CoViD?

Segunda fomos fazer o teste, por eu estar grávida de final de termo deram-nos prioridade e tivemos os resultados em poucas horas sendo o máximo 24h em vez das 48h. Hoje já nos ligaram a perguntar como estamos, se estivermos 24h sem sintomas podemos sair no fim-de-semana.
Esta noite já dormi, continuo com algumas dores de cabeça mas sem febre, algum peso no peito mas pouca tosse, continuo a espirrar, a Sara mexe, então estou mais descansada que vai correr bem. O Ricardo passou a manhã praticamente toda na cama porque acordou mal disposto, ainda tem febre e tosse mas sente-se no geral menos terrível. A Bia está fina fora estar farta de estar fechada em casa, quer ir para o parque ou para a creche e está muito impaciente mas em breve vai acabar, espero.

A creche entretanto fechou porque houve vários pais e alunos também infectados e não podiam continuar abertos e propagar mais esta situação, ainda assim se ficarmos bons até ao fim da semana tivemos sorte, dentro do azar...