Respeitem as decisões das pessoas mesmo que sejam diferentes das vossas...

Depois de algumas pessoas saberem que vou fazer cesariana vem a pergunta "mas está tudo bem?", até aqui tudo bem porque é legítimo e demonstra preocupação mas depois de dizer que sim vem o "então porquê?" e tenho a dizer que já me chateia. Não pergunto a alguém porque é que escolheu ter parto vaginal, ou ser induzida nem se alguém decide não dar de mamar.

Também não vale a pena tentarem atirar-me com estatísticas e artigos sobre o benefício do parto vaginal, eu sei! Eu planei um parto natural para a Bia, gostava de ter tentado até sem epidural (claro que teria sempre hipótese de mudar de opinião), não deu, ela não virou e a probabilidade de algo correr mal era grande para primeiro parto, pélvico e que ia ser induzido às 38 semanas por motivo médico. Nesse dia (8-12-2017) já eu tinha visto as estatísticas todas de taxas de mortalidade de cesariana vs parto pélvico e as possíveis complicações, probabilidade de indução em parto pélvico acabar em cesariana, tinha tido um curso pré-parto com uma Doula em que falámos dos benefícios do parto vaginal e, não fosse eu bióloga e gostar de ter a informação toda, ainda fui ler muitos artigos sobre os benefícios e quando desaparecem e na altura a decisão da cesariana foi a que fez mais sentido, era a mais segura.

Agora continua a ser a decisão mais segura, é mais provável ter uma ruptura uterina do que algo correr mal na cesariana. Se quisesse ter mias filhos talvez repensasse, porque quanto mais cesarianas maior a probabilidade de ruptura incluindo na gravidez.

"Ah e tal mas a recuperação é super difícil", mas não é essa a minha experiência, em 24h estava sem tomar nada, a andar, a fazer uma vida minimamente normal, não tive praticamente hemorragia alguma, foi um pós-parto calmo e pacífico. Claro que nunca se sabe, mas eu também tive amigas que tiveram partos vaginais e pós-partos terríveis.

Por isso, se tiverem amigas que decidam fazer cesariana, perguntem se está tudo bem, mas não julguem e não perguntem porquê se não forem amigos muito próximos ou se for para fazer cara feia. Hoje em dia não sabe estatísticas e benefícios quem não quer.




12 comentários:

  1. Essa mania das pessoas de questionarem as decisões dos outros é algo que a mim também me incomoda. Há perguntas que não se fazem, a não ser que seja alguém muito próximo e ainda assim, sem criticar a opção. Acabei com algumas ditas "amizades" após questionarem o motivo de existirem 11 anos de diferença entre os meus filhos. Eu é que sei o motivo, no meu marido sabe o motivo. Ninguém mais precisa saber ou perguntar...Dito isto, tenho dois filhos. O primeiro foi uma cesariana depois de uma indução que não correu bem, uma cesariana de emergência que correu lindamente e um pós parto fabuloso. Nem parecia que tinha tido um filho, que dirá uma cesariana. Na segunda gravidez, nem ponderei. Quis cesariana, sem pensar sequer em parto vaginal. Os riscos de rutura uterina e a minha própria anatomia faziam com que o vaginal não fosse uma opção segura. Mas... antes da data marcada entrei em trabalho de parto e foi tão rápido que quando cheguei ao hospital a equipa achou melhor ver o desenrolar e com o meu consentimento (porque me sentia super bem), decidimos tentar o vaginal. Acabei noutra cesariana de emergência. Ia cheia de confiança para o pós parto, porque me dizia a experiência que seria canja. Não foi, foi muito diferente do primeiro, mas recuperei. Este testamento para dizer que lhe desejo o melhor, que tenha um parto suave e feliz e que recupere rápido.
    Abraços
    Conceição

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente recuperei super bem :) em breve faço uns updates da Sara e meus...

      Eliminar
  2. Agora lembrei-me de uma conversa que tive há uns dias. Dizia uma pessoa que conheci que fez cesariana no parto dos filhos por ter um problema médico que a impedia de ter parto normal. A questão é que o tal problema médico não impede rigorosamente nada. E eu sorri e acenei, porque ou a) a pessoa acha mesmo que a patologia impede parto normal e também não farei diferença ou b) a pessoa já se cansou de dar justificações e inventou uma peta, e então também não farei diferença.

    No nosso caso a questão nunca se colocou, mas morro de medo de cirurgias e por isso nunca quis cesariana. Mas se tiver de ser, é. Fiquei impecável depois dos dois partos normais, mas também tenho amigas que ficaram de cama um mês. E também tenho amigas que ficaram péssimas depois de cesarianas, e outras que ficaram óptimas. É uma sorte, no fundo. Boa sorte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A epidural voltou a correr mal, talvez pior que a primeira e eu só pensava "mas porque é que te metes nestas merdas..." Mas depois ela nasceu e está tudo bem e a recuperação foi menos fácil que a primeira mas bastante fácil e pacífica...
      Quanto a essa pessoa, é possível que lho tenham dito, nem todos os profissionais de saúde informam correctamente os pacientes ou dizem as coisas e o paciente entende de outra forma. Dependendo da proximidade valerá a pena falar ou não.
      Eu não me arrependo das 2 cesarianas, sempre me agarrei às estatísticas, vale o que vale não é?! Mas como em tudo na vida temos de tomar decisões que nos deixem confortáveis com elas, caso tudo corra mal, para depois não nos culpabilizarmos em demasia.

      Eliminar
  3. Sempre sonhei ter parto vaginal. Tive duas cesarianas de urgência. Na altura, as minhas amigas achavam que eu era completamente louca em querer ter um parto natural sem epidural. Sempre achei que as filhas eram minhas, eu é que as ía pôr no mundo, eu é que tinha de decidir. E sempre fiz o mesmo com quem teve bebés por cesariana por escolha própria. Quem decide das nossas vidas sobre nós!!! Que tudo corra lindamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu da Bia ia preparadíssima para um parto vaginal sem intervenção mas não ahahah
      Correu sim :)

      Eliminar
  4. No meu caso eu estava preparada para tudo, mesmo cesariana, tive sorte de ter um parto normal rápido mas se tivesse um segundo filho acho que o meu útero não ia aguentar e teria de optar por cesariana... espero que tenhas uma boa hora ❤️

    ResponderEliminar
  5. O mais importante de tudo é que no final tudo corra bem, e vai correr! :)

    ResponderEliminar
  6. Isso é verdade seja qual for o motivo, mas depois de uma primeira cesariana foi definitivamente a melhor decisão :) espero que tenha corrido tudo bem. Beijinhos e parabéns!

    Joana

    ResponderEliminar