Ora como já não falo disto há algum tempo decidi colocar aqui o que se sabe sobre os efeitos das vacinas, novas variantes, etc...
O ano passado chegaram as tão esperadas vacinas que não tiveram o efeito pretendido, imunidade de grupo. Não que sejam inúteis, não são, diminuir a gravidade da doença é muito importante. Mas não fornecem imunidade de grupo nem previnem transmissão. Claro que ao minimizarem sintomas levam a menor carga viral e menor transmissibilidade, mas não é (ou não deveria ser) carta verde para se fazer o que se quiser.
Temos casos record mas as urgências não estão cheias, nem os hospitais. Em boa parte porque as vacinas ajudam a minimizar a necessidade de hospitalização e uma parte porque muita gente, dos grupos mais susceptíveis, morreu entretanto.
Muitos virologistas e epidemiologistas disseram ser muito provável haver mutações que tornassem a doença menos grave e depois acabaríamos numa situação semelhante à gripe. Espero que assim seja!
Também em Israel um estudo preliminar indica que uma 4a dose de booster não teve aumento de imunidade significativa, por isso o caminho não será continuar a levar reforços a cada x meses mas sim ter vacinas para as novas variantes (que é o que se faz com a vaicna da gripe, todos os anos são adicionadas as novas variantes à vaicna).
Veremos, mas espero que este ano seja mais gentil no que toca a COVID e deixo aqui uma música satírica, com música do filme Encanto adapatada ao covid.