Covid update


Ora como já não falo disto há algum tempo decidi colocar aqui o que se sabe sobre os efeitos das vacinas, novas variantes, etc...

2 anos depois e ainda aqui estamos nesta cegada não é verdade?! Pois se no início estava tudo muito optimista agora a maioria já está com esta trampa pela ponta dos cabelos.

O ano passado chegaram as tão esperadas vacinas que não tiveram o efeito pretendido, imunidade de grupo. Não que sejam inúteis, não são, diminuir a gravidade da doença é muito importante. Mas não fornecem imunidade de grupo nem previnem transmissão. Claro que ao minimizarem sintomas levam a menor carga viral e menor transmissibilidade, mas não é (ou não deveria ser) carta verde para se fazer o que se quiser.

Temos casos record mas as urgências não estão cheias, nem os hospitais. Em boa parte porque as vacinas ajudam a minimizar a necessidade de hospitalização e uma parte porque muita gente, dos grupos mais susceptíveis, morreu entretanto.

Muitos virologistas e epidemiologistas disseram ser muito provável haver mutações que tornassem a doença menos grave e depois acabaríamos numa situação semelhante à gripe. Espero que assim seja!

Também em Israel um estudo preliminar indica que uma 4a dose de booster não teve aumento de imunidade significativa, por isso o caminho não será continuar a levar reforços a cada x meses mas sim ter vacinas para as novas variantes (que é o que se faz com a vaicna da gripe, todos os anos são adicionadas as novas variantes à vaicna).

Veremos, mas espero que este ano seja mais gentil no que toca a COVID e deixo aqui uma música satírica, com música do filme Encanto adapatada ao covid.

6 comentários:

  1. Hahahaha nao podiam ter escolhido melhor musica :D Esta banda sonora ja faz parte do meu dia a dia e esta e a minha preferida :D ah e eu tenho um irmao chamado Bruno :D
    Quanto às vacinas, tenho as 3, tomadas antes da operacao e ai de mim se nao as tivesse tomado. Antes as vacinas do que ir para o hospital ser entubada e correr risco de vida como disse a LU Ferreira neste video, eles foram de ferias e apanharam covid mas gracas a terem as vacinas nao precisaram de ir para o hospital. Por aqui andamos por entre os pingos da chuva pois o virus ainda nao nos apanhou...mas a ansiedade moi...
    https://www.youtube.com/watch?v=JsrAKZgQfi4

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós tivemos covid antes das vacinas existirem no mercado e não fomos parar ao hospital mas mal chegou a nossa vez marcámos logo!

      Eliminar
    2. Pois tiveram mesmo muita sorte... infelizmente, e como tubem sabes os nossos organismos com os seus sistemas imunologicos nao sao todos iguais...

      Eliminar
  2. Olá!! Isto continua complicado... Pelos vistos ninguém fala muito nisto, mas agora ando por aqui um vírus com sintomas muito parecidos ao Covid mas sem ser Covid!!
    Mas quando é que isto vai acabar???

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um colega meu também... Mas não esquecer que gripe e outras doenças continuam por aí!

      Eliminar
    2. As melhoras querida, Sandra <3 Por aqui continuamos a fugir por entre os pingos da chuva, ja tive sintomas mas nada de covid, mas o mais incrivel e que consigo curar uma gripe em menos tempo do que anteriormente, sera por ter as 3 doses da vacina? :/

      Eliminar