Tenho pena do meu País!

É triste olhar para o meu país e sentir-me cada vez mais convicta que o melhor que fiz foi sair de lá!

Típica mentalidade tuga: "se tu és espero eu sou mais esperto que tu!" e isto traduz-se na redução ou falta de contribuições ao estado.
Todos nós já fugimos e nos aproveitámos, porque o estado não nos apoia e não nos dá grande opção. Agora o que me choca é a facilidade com que apontamos o dedo a essas pessoas quando nós ou um dos nossos já agiu de forma incorrecta.

"Ah e tal porque os ciganos recebem milhares de euros do estado e ainda vendem na feira e andam de Audi e BMW e Mercedes e eu vejo-me à rasca para pagar o passe"... E a culpa também é nossa, é graças a irem comprar as calças "Levs" e as malas " Luis Vitor" que eles têm dinheiro para isso.
Claro que a culpa também é do estado, toda a gente sabe destas situações e ninguém faz nada, aliás fazem, põem polícia nas feiras e sabem em primeira mão que eles não passam factura!

Por isso é que fico chocada e triste com a situação de um país com tanto potencial, mas toda a gente fala e ninguém faz nada. Como se costuma dizer "em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão".

Eu percebo quem não tem possibilidades e tem de comprar produtos mais baratos, obviamente made in China e afins mas mesmo quem pode fá-lo, como sempre o fez, e agora aí estão algumas das repercussões.
É tudo muito bonito e culpar é fácil, culpamos os ciganos, quem não passa factura, quem foge ao fisco, os políticos com as falcatruas todas e não lhes acontece nada mas e nós, meros cidadãos comuns, também não contribuímos para isso?

Todos nós com todas as nossas decisões no nosso dia-a-dia cavámos o buraco em que estamos, políticos, advogados, ciganos, requerentes do RSI, trabalhadores por contra doutrem ou por conta própria, todos nós somos responsáveis uns mais, outros menos mas não podemos descartar a nossa quota parte de responsabilidade...

2 comentários:

  1. Concordo a 100%! E atenção que contra mim falo. Afinal, não posso negar que já pensei várias vezes em certas atitudes menos séria, como atitudes normais. Já pensei várias vezes que este Estado não merece metade daquilo que os cidadãos fazem por ele e já pensei também que quem a sabe toda são os "espertos" que por aí andam. Mas também penso sempre que uma atitude menos séria aqui, outra ali, não afecta de todo o Estado Português, e sim os outros cidadãos!
    E como tu dizes, implicitamente, há que tentar fazer e ser a diferença!

    Gostei muito! :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada :D claro que os cidadãos estão a fazer esforços que não seriam necessários se não houvesse tanta corrupção poítica, mas todos temos telhados de vidro...

    ResponderEliminar