Desaparecida mas não esquecida!

Pessoal peço mil desculpas por isto andar meio parado, a L esteve cá na Páscoa e foi brutal, ando atolada de trabalho porque andamos em mudanças mas não deixei de reparar que já temos 60mil visualizações :D

Sinto-me muito privilegiada, nunca na vida esperava isto!

Voltarei com novidades em breve, mas até lá fico-me perdida no meio das caixas...

Tradições

Está aí a páscoa e há a tradição de se comprar uns ramos e neles pendurar ovos decorados. Um estilo árvore de natal de páscoa. Eu acho giro e perguntei ao Ricardo se ele queria fazer este ano e a resposta foi "já não chega a incoerência de serem coelhos a trazer ovos, ainda os vão pendurar numa árvore...". Claro que ele diz isto em tom de brincadeira mas até certo ponto tem alguma razão e sempre me fez rir.

Quanto a tradições, é normal tomarem pequeno-alomoço ou brunch em família, comerem borrego à noite e comerem paasstol - o equivalente ao nosso folar mas bem diferente visto que tem recheio de pasta de amêndoa, comem também umas bolachas finas (Matzo) como símbolo do pão ázimo e fazem caças aos ovos da Páscoa mas aqui em vez de ser o coelho que os esconde é uma lebre.

No fundo não é assim tão diferente, é um momento de família.




(Fotos retiradas da internet)

A nossa casa

Há uns meses mudámos de casa e só a senti como minha casa recentemente, pode ter sido por termos tido uma pessoa a morar conosco mal mudámos ou porque nesta casa não pusemos o chão como na outra mas agora, depois de uns tempos a dois,a pendurar umas coisas, trocar outras e assim já sinto a casa como nossa.
Cheira à nossa casa, sinto-me em casa...

A única coisa de que tinha saudades quando ia de férias era de chegar a minha casa, por muito que adore os "meus" e que nunca me queira vir embora há sempre momentos em que me apetece chegar a minha casa e sentar no meu sofá...




A melhor cidade do mundo é Lisboa!

Uma colega pediu-me algumas dicas de sítios a visitar em Lisboa e arredores, entre outras indiquei Sintra, Portinho da Arrábida, Castelo, vários miradouros, praias e até restaurantes e bares.

Ela está rendida! Diz que Sintra é dos sítios mais lindos do mundo e Lisboa é mágica, a comida é fantástica e ela quer ir viver para lá.
No meio de tudo isto disse ainda que português de Portugal é mais fácil de perceber do que o do Brasil.
Falou com pescadores, nadou, comeu, andou e divertiu-se muito e eu fiquei muito orgulhosa de as minhas dicas serem úteis e a fazerem ter a melhor impressão possível da minha cidade!

Orgulho do nosso país!


O meu dia é todos os dias!

No dia da mulher levantei-me cedo, fui trabalhar, na volta passei no supermercado, comprei túlipas e fui para casa. Foi uma rotina igual `a dos outros dias. Recebi mensagens de feliz dia da mulher e nem respondi porque me esqueci.
O Ricardo pôs uma foto nossa a relembrar que o meu dia são todos os dias, sempre, porque me respeita todos os dias, diz que me ama todos os dias, traz-me flores ou sushi em dias normais porque eu gosto e não no suposto "dia da mulher".

Há dia para tudo e mais alguma coisa, até há o dia do homem (19 de Novembro) mas não é celebrado. A verdade é que temos de olhar para estes dias como dias comerciais, pelo menos eu vejo assim. Claro que por trás destas celebrações há algum desconforto por parte de alguns, orgulho por parte de outros mas a verdade é que, para haver igualdade, devíamos comemorar ambos, ou nenhum.

Sim, nós mulheres ainda somos descriminadas! Mulheres que viajam juntas vão "sozinhas", se são violadas pergunta-se como iam vestidas, onde andavam e porque estavam sozinhas, somos vistas como um potencial prejuízo no trabalho porque engravidamos e somos mães, ainda recebemos menos do que os homens se ocuparmos a mesma posição, e por aí fora...

A verdade é que sim, somos diferentes dos homens, é biologia que nos diferencia, e mesmo em países ditos desenvolvidos há diferenças abismais, preconceito e discriminação e isso tem de mudar! Haver países piores não pode ser desculpa para não melhorarmos!

Espero apenas que um dia consigamos ter de facto os mesmos direitos e viver em pé de igualdade, a começar pelos salários, a passar pelas obrigações domésticas e pelo direito de viver em segurança, independentemente do nosso sexo.


Disse e fiz!

Mam'Zelle deixou a receita DESTE semi-frio no seu blogue e eu disse que ia fazer este fim-de-semana. Disse e fiz!
A parte de baixo é fantástica, a do meio forte com sabor a chocolate e café e a de cima fofa. No geral achei bom, bastante bom porque não estava à espera que se notasse tão bem o sabor do café, mas não é a minha sobremesa preferida... Eu sou mais mulher de um bom cheesecake (sem leite condensado), de espuma de lima ou tarte merengada de limão.
Mas Mam'Zelle foi um sucesso, obrigada pela partilha e por favor continua a partilhar que a malta continua a fazer ;)


Investigação sai caro!

Em apenas dois meses já gastámos 10mil Euros só em materiais de uso geral como tubos, pipetas, luvas, químicos e afins... Ainda me faz rir mais ao lembrar-me de quando me perguntavam porque não abria um laboratório sozinha...


Último dia em Gotemburgo

No nosso último dia rematámos com brunch no Ritz, não foi fantástico e deixou um pouco a desejar. Daqui encontrámo-nos com o Miguel para ir comprar mais Hagabullen para trazer para os colegas e visitar as Gothia Towers, a vista é brutal, tem uma piscina exterior aquecida (pode-se ver no filme do lado esquerdo), para quem quer aproveitar um dia de spa é uma boa escolha.

Seguimos para a Central Station onde nos despedimos do Miguel e seguimos depois para o aeroporto para voltar para casa.

Obrigada Miguel por tudo, mesmo doente conseguiu mostrar-nos muitos sítios brutais!






Comida holandesa popular

Andava eu internet fora e eis senão quando me deparo com um resumo dos pratos mais populares holandeses. Por isso para quem me pergunta o que é típico comer por estes lados aqui ficam algumas das mais famosas sugestões:


Stroopwafel: É basicamente bolachas belgas com recheio de caramelo, são muito boas, podem ser compradas em supermercados ou ainda quentes acabadas de fazer em vários mercados.





Liquorice ou Drop: Não sei bem definir isto, sabem aquelas gomas pretas com um sabor meio salgado?! É isso e eles adoram! Já eu odeio...






Croquetes e bitterballen: Bitterballen são croquetes redondos e os croquetes deles por dentro são mais parecidos aos nossos rissóis.














Erwtensoep (Sopa de ervilha): É uma versão hoalndesa da nossa sopa de cozido. É uma sopa típica de inverno, muito cremosa e pesada, com pedaços de vegetais grandes e carne.










Oliebollen: Típico do fim de ano assemelham-se a sonhos mas com um sabor bastante diferente. Podem ser simples, com passas e até com pedaços de maçã.






Pannekoeken e poffertjes: Poffertjes são panquecas pequenas que eles comem com açúcar em pó e manteiga em cima. Quanto `as pannekoeken eles comem doces e salgadas, são mais parecidas com crepes do que panquecas, mesmo que tenha bacon é comum que comam com maple syrup e/ou açúcar em pó.



Batatas fritas: Não é uma invenção Holandesa mas de facto é uma indústria muito explorada por aqui! Têm diversos molhos para acompanhar e cebola e `a falta de castanhas assadas até sabem bem para combater o frio. Há algumas melhores que outras e segundo uma colega as melhores são as da De Frietfabriek aqui perto da Universidade...


Queijo: A base é um queijo do género flamengo que eles aromatizam com tudo e mais alguma coisa, de pesto a wasabi passando por cominhos. Há queijo mais novo e mais velho, quanto mais velho mais saboroso. Têm também com a mesma textura queijo de cabra e queijo fumado que sabe a mortadela.




Stampot: É um puré de batata e couve que costuma vir com salsicha fumada a acompanhar e um molho. Prato típico de inverno.



Harenque: Por norma vendido cru, tem de conter uma percentagem mínima de gordura, é filetado e salgado (não tanto como o nosso bacalhau) antes do consumo. É comum ser comido com cebola e pickles e a melhor altura para experimentar é entre Maio e Julho.




Kibbeling: São pedaços de peixe fritos, um dos peixes mais comum utilizado para este fim é o bacalhau fresco.








Ontbijtkoek: É um bolo de pequeno-almoço com diversas especiarias, muitas vezes comido como snack de manhã é leve e aromatizado.







Appeltaart: É, para mim, o melhor doce que eles têm! É uma tarte com massa tipo de biscoito e o recheio é apenas e só maçã com canela, podem acrescentar nozes e passas mas depende dos gostos.