Revolta-me!

Vi esta notícia e quando cheguei ao fim fiquei chocada com a afirmação “As células eucarióticas, por definição, são células que têm uma mitocôndria” e isto revolta-me!
Fui ver o artigo original porque podia ser um erro de tradução, mas não!

Mas isto é errado, eucariota significa literalmente verdadeiro (eu) núcleo (kariota) e esta senhora diz que o que define eucariotas é a existência de mitocôndrias???? Sério???
Sim claro que eucariotas também têm outros organelos, nomeadamente mitocôndrias, mas o que soa é que se se encontrar uma célula sem outro tipo de organelo mas com mitocôndrias então tudo bem...

Sou só eu que se irrita com a falta de cuidado com o que se diz e escreve no que toca a termos científicos????
Não vos revolta ver pessoas a incorrer em erros graves nas vossas áreas?

Sem descreditar os dados e o artigo que são sem dúvida relevantes, mas não era preciso fazer afirmações tendenciosas para se vender melhor a ideia!


6 comentários:

  1. No meu caso, arrepiam-me os erros ao nível de História (neste caso, quando tentam fazer branqueamentos e manipulações intelectualmente desonestas), mas especialmente os erros ao nível da nossa língua materna. Sinto, sobretudo, muita preocupação, principalmente nas consequências ao nível da formulação, compreensão e da interpretação da mensagem. E tenho receio de acabar assim também. Nunca como agora tive tanto receio de errar. Para escrever bem, é preciso ler textos bons, bem escritos, com diversidade de vocabulário, bem pontuados, sem erros de síntaxe. A arrogância, que é inimiga da aprendizagem, também me aflige. No blogue, tenho um email disponível, ao qual agradeço, me façam chegar sugestões e correcções (ninguém é infalível e as correcções fazem-se em privado, assim fui educada). Por isso, olha, já sabes: quando notares alguma coisa menos correcta, faz-me chegar um mail. Há um proverbio que diz "Quem te avisa, teu amigo é.". Fico-te grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito comum eu corrigir bloggers, principalmente aqueles que por norma escrevem bem e dão erros acidentais.
      Outros que dão os mesmos erros sistematicamente ou que mesmo depois de corrigir continuam deixo para lá...

      Eliminar
    2. Eu também faço isso :)
      Acho que já me corrigiste umas vezes!

      E obrigada!

      Eliminar
  2. hein?
    ...
    ...

    A mim, sabes o que me revolta? Não. Estou aqui mesmo para te esclarecer.
    Então é assim. A mim, revolta-me ter de ler, numa sexta-feira à tarde um texto com tanto palavrão junto. Fónix.

    ;p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mam'zelle não sejas assim... Ainda aprendeste uns palavrões novos e tudo :p

      Eliminar