Educar uma criança

Talvez por ser cientista que gosto de ler artigos, que me tornei boa observadora e tendo uma veia feminista há coisas que me fazem tremenda confusão.
No outro dia a falar de ter rapazes ou raparigas alguém comentou "eu gostava de ter um rapaz porque os brinquedos de rapaz são muito mais giros tipo lego". Claro que fiquei extremamente admirada e perguntei porque razão não haveria de comprar legos e puzzles e até carros à minha filha...

Já tinha lido estudo que mostram que os brinquedos que as crianças usam define a sua personalidade e ajuda a desenvolver capacidades. Hoje leio no jornal iOnline exactamente o mesmo e com um vídeo de uma experiência social em que adultos davam brinquedos de rapariga (bonecas e fantoches) a quem achavam ser rapariga e de rapaz (robot, carros, puzzles) a quem achavam ser rapaz.

É por estas questões que eu vou querer sempre dar brinquedos o mais neutro possível, se vou comprar bonecos, sim, até eu gosto (ando a fazer colecção dos giant microbes por exemplo, tenho 4 mas vou ter mais), a questão é que compraria bonecos fosse rapaz ou rapariga... Se ela quiser um carrinho compro e para prendas prefiro mil vezes puzzles e lego do que casas da barbie e nenucos.

Cabe-nos a nós dar as ferramentas certas aos nossos filhos e isso faz-se desde o início!


2 comentários:

  1. não tenho crianças, mas trabalho com um monte delas todos os dias... concordo com todas as vírgulas do que escrevestes. o mundo precisa de mais mães como você. ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi... :D acho que as mentalidades têm vindo a mudar, lentamente mas acredito e espero que sim...

      Eliminar