Resistência a antibióticos


Antibiótico aqui é usado no sentido estrito de medicamento que mata bactérias.
Resistência é adquirida pelas bactérias. Pessoas e animais não são resistentes a antibióticos.

Nos últimos anos tem-se verificado um aumento de resistência a antibióticos e anualmente ilhares de pessoas morrem em consequência disso. Um dos factores que contribui é a prescrição desmesurada dos mesmos. Portugal é o 9o país com maior consumo de antibióticos e a Holanda o pais com menor. Quando se tem uma gripe ou qualquer infecção viral, não se deve tomar um antibiótico pois estes são ineficazes.
É relativamente comum as pessoas se automedicarem com antibióticos, apesar da venda ser proibida sem receita há muitas farmácias que ainda o fazem, há também que guarde a embalagem para mais tarde ou que ao fim de 2 dias de se sentir bem interrompa o tratamento.
Os antibióticos são passados com horários e tempos de toma específicos e, não cumprindo, incorre-se no risco de favorecer o aparecimento de uma bactéria resistente. Fora isso, ao fim do prazo de validade indicado, o antibiótico começa-se a degradar apresentando uma concentração menor de medicamento, favorecendo o aparecimento de resistências mais, ainda podem haver compostos tóxicos provenientes da degradação do mesmo e estarmos a prejudicar ainda mais a nossa saúde.

Outro grande problema é o uso de antibióticos sistematicamente na pecuária. Na Europa, desde 2006, é proibido o uso sistemático de antibióticos para acelerar o crescimento dos animais ou prevenir doenças. Claro que é preciso fiscalizar e verificar se as medidas continuam a ser cumpridas.
A verdade é que, em países onde se reduziu substancialmente o consumo de antibióticos na pecuária as resistências a antibióticos foram reduzindo.

O post vai longo, apesar de ainda haver muito a falar. Deixo aqui apenas algumas dicas:

-Lavar as mãos continua a ser um gesto que reduz drasticamente infecções. Lavar bem as mãos antes e depois de se cozinhar, ir à casa-de-banho, de comer, etc..
-Comer carne sempre bem passada, as bactérias morrem com temperaturas mais elevadas
-Lavar bem frutas e vegetais
-Não comprar antibióticos por livre e espontânea vontade
-Não tomar restos de medicamentos, nomeadamente antibióticos
-Caso necessite de tomar antibiótico tome nos tempos indicados pelo médico (já ouvi uma história em que o volume não era o suficiente para os dias todos da toma então o médico aconselhou a diluir. NUNCA JAMAIS EM TEMPO ALGUM FAÇAM ISSO)

Quanto aos profissionais de saúde devem ter maior sentido crítico quando se prescreve um antibiótico.
Irá continuar a haver projectos de investigação para tentar descobrir novos antibióticos e meios de reduzir resistências.


2 comentários:

  1. Disseste tudo o que eu penso! O meu organismo nao se da muito bem com antibioticos...
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) pois só mesmo quando é preciso mas aí temos de ter antibióticos que resultem ou qualquer cirurgia, por exemplo, vai passar a ter um risco muito maior

      Eliminar