Agadir

Passaram 2 meses e eu nada de post... Não foi por não ter adorado, que adorei. Mas agora vai!
Sabíamos de antemão que o tempo não ia estar fantástico, a rondar os 24 graus, mas com o vento às vezes ficava fresco. Valeu-nos a piscina dos putos, onde a Beatriz se fartou de fazer apneia e nadar e saltar com água quentinha, às vezes quente demais.
A nossa ideia era ir de férias no sentido real da palavra, quando vamos a Portugal não sabe bem a férias porque há sempre mil coisas para fazer e pessoas para ver. Então achámos que merecíamos ir para um resort, tudo incluído para nem ter de pensar onde vamos comer e Agadir costuma ter boas temperaturas e encontrámos um preço excelente.
Ficámos no Labranda Dunes D'or que ficava coladinho à praia com camelos sempre a passar (podia-se pagar para andar de camelo), tinha tobogãs (não usámos muito), piscinas, kids club (usámos pouco), vários restaurantes e bares. Mas o nosso canto preferido foi uma pérgola junto à praia onde passámos muitas manhãs e fins de tarde.

O pessoal foi todo muito simpático e os quartos eram espaçosos, a casa de banho ok mas limpo. Com frigorífico e até um estendal na banheira (corda extensível), muito útil!
A comida foi sempre bastante razoável, muitas tagines, borrego delicioso, peixe grelhado, panquecas marroquinas deliciosas e MORANGOS, os melhores morangos que já comi na vida! A sério! O staff muito simpático, muito sorridente e ficaram todos amigos da Bia, no último dia até teve direito a uma rosa de papel e uns beijos repenicados na bochecha.
Restaurante de peixe que ao jantar foi fantástico mas ela estava de telha e ao almoço foi uma desilusão (os mesmos pratos, completamente diferente!). O Restaurante marroquino apesar de ter boa comida o serviço foi mauzinho, eles tentavam mas não davam conta.

Um dia fomos a um mini-zoo, Les vallée des Oiseaux, entrada gratuita, com cabras, lamas, muitos pássaros, mas achei que estava um bocado mal tratado. Na volta passámos a comprar uma bóia para a Bia e uma tagine, tudo regateado a um preço bastante considerável.

Antes de virmos embora fomos ao mercado, mas antes o taxista parou no museu do óleo de Argan, fomos ver como é que se faz e é trabalho super árduo feito por mulheres. Fora a apanha ter de ser manual, depois têm de extrair a noz retirando a polpa e por fim a semente partindo a noz, depois colocam a semente numa espécie de mó com uma pedra grande, abaulada com uma pega, em cima de uma outra lisa. Rodam a pega manualmente para extrair o óleo. Hoje em dia a rotação da pedra superior é também feita por máquinas.
Seguimos para o mercado no mesmo táxi (o senhor ficou a tomar café enquanto esperava e não cobrou mais) e adorei. O cheiro a fruta era fantástico, tinha imenso artesanato, nomeadamente caixas de madeira com compartimentos escondidos (comprámos uma), doces, chás, óleo de Argan e produtos com óleo, tudo e mais alguma coisa. Mas o que mais me impressionou foi que eles usavam 99% das vezes sacos de algodão (parecia-me pelo menos) em vez de plástico e acho que devíamos aprender mais com eles neste aspecto!

Aeroporto com imensos azulejos lindos, alguns edifícios com traço mais tradicional lindos, um areal enorme, comida boa e pessoas simpáticas, carros alguns sem cinto de segurança, uma realidade muito diferente da nossa... Adorei porque consegui descansar, Marrocos é para voltar num contexto mais cultural e menos de resort!













5 comentários:

  1. eu gosto muito de viajar e de andar de um lado para o outro.... mas há alturas em que um TI (onde a decisão mais difícil é a que buffet vais naquele momento) sabe mesmo bem!

    as nossas férias do ano passado foram assim mas numa ilha espanhola. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "problema" é que não temos tido férias a sério, sempre que vamos a Portugal é uma correria e voltamos ainda mais cansados, com a miúda ainda pior.
      Mas para o anos vamos os 2 para algum sítio andar de um lado para o outro, ainda não sei qual mas vamos!

      Eliminar
    2. eu percebo.... eu diria que o "mal" de quem está emigrado é mesmo esse. acaba por não usufruir devidamente das férias. :(

      Eliminar