Conjugação verbal

A língua portuguesa é complexa, os verbos têm conjugações que nunca mais acabam e vejo milhares de erros por esta blogosfera e internet fora.
Longe de mim ser perfeita! Passo a vida a consultar o priberam e afins para ter a certeza que não estou a escrever bacoradas. Por isso, por favor, verifiquem que não estão a escrever bacoradas, se é algo que vos interessa (e devia, porque estamos a escrever para o público, devia ser uma preocupação de todos escrever como deve ser e não como deve de ser).

Andei a investigar que isto de gramática não é muito a minha cena e apesar de saber como se escreve (na maioria das vezes) não sei os nomes de todas as regras gramaticais. Esta parece que se chama Mesóclise (corrijam-me se estiver errada) e consiste em colocar o pronome no meio do verbo.
Aqui vão alguns dos erros que vejo mais comuns:

Faria-o ( correcto é fá-lo-ia)
Contaria-te (o correcto é contar-te-ia)
Denunciariam-no ( o correcto é denunciá-lo-iam)

Acho que já perceberam a ideia...
A melhor maneira de mantermos um bom nível de escrita é ler muito e eu ando em falha na leitura mas é uma resolução deste ano, ler mais sem ser livros educativos sobre crianças, que foi basicamente o que li o ano passado ahahah.


5 comentários:

  1. Confesso que dou por mim muitas vezes a questionar como se escreve certas palavras, mas ao que eu vejo por nao estou muito mal... a gramatica da lingua portuguesa é das mais completas, assim como a francesa e a alemã... ando com vontade de aprender mandarim hehe :D
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  2. Dou muitos erros, é agradeço sempre que me corrigem, no entanto vou estar ainda mais atenta, apesar de não considerar que escrevo para um " público "😊

    ResponderEliminar
  3. Muito obriga pela ajuda, não levo nada a mal. O meu blog tem sido actualizado pelo telefone, que ainda piorou os meus erros 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, ecrãs pequenos é sempre terrível... Ainda bem que não, às vezes tenho receio mas como gostava que me fizessem o mesmo vou dizendo ;)

      Eliminar