O Fenómeno do Bolo de Arroz

Já é de conhecimento geral, penso eu, que há portugueses em todo o lado, e onde há tugas também há lojas portuguesas em que se vende produtos portugueses dos mais variados, desde chouriço, bacalhau, pastéis de nata e até alguns artigos de artesanato e até produtos Vista Alegre.
Até um dia passar num Burguer king e deparar-me com uma sobremesa nova “vanilla tart” por mim conhecido como pastel de nata. Sim, todos os turistas que foram a Portugal adoram a comida, as bebidas e sabem dizer “pastel de nata”.
A outra vez que me surpreendeu foi ver na cantina da Universidade no menu de sobremesas “pastel de nata” e “bolo de arroz”, na verdade nunca vi á venda os tais pastéis de nata mas os bolos de arroz lá estão todos os dias, e sim, já proveis uns…
De facto fiquei pasmada, não sabia que os bolos de arroz tinham esta fama, fama essa confirmada ontem, quando, na padaria que me enche os sensores pela manhã com o cheirinho a pão quente e bolos acabados de fazer, decidi comprar 1s miminhos para o lanche e não é que lá estavam eles? Com a fitinha à volta e até têm a bandeira de Portugal! Denominação “portugees koekje” (queque português), ainda pensei em dizer que deveria ser “rijst koekje” (queque de arroz) mas deixa, assim ainda fazem publicidade ao país… São parecidos mas a parte de que eu gostava mesmo era aquela parte de cima crocante por causa do açúcar, sabem?! Pois estes não têm, mas dá para matar alguma saudade…
Posto isto questiono-me “Qual será a próxima délicatesse portuguesa que irei encontrar em lojas/cafés/padarias holandesas?!” Tortas de azeitão, queijadas de Sintra, sericaia?! Não sei se irá aparecer mais alguma mas, se aparecer, eu comprometo-me a fazer um rigoroso controlo de qualidade ao produto :D

Sem comentários:

Enviar um comentário