Ainda bem que sou teimosa!

O ano passado passei deparei-me com um médico que me tirou do sério. Prescreveu uma ressonância porque eu não ia sair dali sem que ele o fizesse e reforçou que tinha a certeza que eu não tinha nada e que às vezes era melhor ficar na ignorância.

Pois ele estava errado, tenho Endometriose, Adenomiose e SOP. Andava a pensar que estes médicos não sabem o que fazem e pior, como não seguem o doente até ao fim nem sabem se fizeram algo errado. Todos erramos, é humano, mas se ninguém nos diz como podemos saber que errámos????

Eu sou a favor de informar quem errou e agradeço que me digam quando erro!
Procurei o mail dele, encontrei, escrevi e reescrevi o mail e pedi opiniões, deveria enviar ou não. Opinião dos portugueses era que não, que nem valia a pena que ele não ia ler. Opinião dos holandeses era que valeria a pena enviar, ao menos era informado e depois agiria como quisesse.

Eu sabia que tinha de enviar, senão ia sempre ficar na dúvida e a achar que não tinha feito o meu dever para com futuras pacientes. Enviei e hoje recebi uma resposta. Fiquei surpreendida, achei que ele não ia responder, mas por outro lado os holandeses são muito diferentes dos portugueses, acho que aceitam melhor sugestões, isso ou decidiu ser politicamente correcto e mandou-me mentalmente passear (mas acho mesmo que não porque eles aqui não papam grupos).

De qualquer forma perdeu tempo a responder, que se lembra de mim, que agradece o mail e o feedback.
Se este e-mail fizer com que uma pessoa que seja tenha a atenção que merece já terá valido a pena!


9 comentários:

  1. Acho que fizeste bem. Ele não foi profissional quando se pôs a fazer diagnósticos sem confirmá-los com exames. Eu devia ter feito o mesmo que tu, mas estava muito fragilizada, à época. Andei 2 anos doente com Hipotiroidismo (cansaço extremo, memória nas lonas, raciocínio muito lento e engordei que foi um disparate) e o diagnóstico dela, em dois minutos, foi cansaço por ter mudado de país e estar num contexto diferente (língua, clima,etc). Assim, a frio, sem exames. Dizia a senhora que 90% das razões do cansaço são psicológicas. Ainda lhe perguntei como sabia em que grupo eu estava sem fazer exames. Mandou-me para casa. Só descobri o que tinha quando fui consultada por uma médica britânica, em Haia ( que entretanto foi para Paris), dois anos depois.Pelo meio, meteu-se outra situação e eu pensei que o cansaço vinha daí (uma vez que continuava a dizer que andava extenuada e os médicos não adiantavam outra razão).
    Só que essa situação terminou, e o cansaço continuava. Além das enormes dificuldades que tive para aprender a língua. Eu nem me reconhecia...Nunca me cansei com facilidade (estudei e trabalhei em simultâneo, gastava 3 horas por dia em transportes e cuidei dos meus avós em casa) e sempre fui boa aluna, com professores exigentes.Logo, pura e simplesmente, eu não estava a perceber o que se estava passar comigo. E isto foi só a ponta do iceberg...
    Concordo contigo. Acho os Holandeses bem mais assertivos. Tenho aprendido muito com eles, a esse nível. A minha educação caseira não foi boa nesse sentido - era muito aconselhada a não dizer isto e aquilo, para evitar conflitos. Ora, nós podemos e devemos expressar a nossa opinião, desde que o façamos com educação e respeito pelo outro (e isso é assertividade, não é agressividade). Enfim, restos de outros tempos, e que, na minha opinião, ainda estão bem enraízados na mentalidade portuguesa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de desgostar do sistema de saúde e de achar que a filosofia deles é um bocado "negligêncista" (espero que percebas o termo), depois é bom ver que sabem aceitar uma crítica, porque foi construtiva, com respeito e com o intuito de ajudar alguém...
      É de facto um problema enraizado na mentalidade portuguesa mas eu nunca me reconheci muito, a minha educação foi meio holandesa mas com mais cuidado com o que se diz, aliás cuidado na forma como se diz para não ser mal interpretada e sempre com intuito de aprendizagem com críticas...
      Obrigada pela partilha, pelos conselhos e pela tua atenção sempre Sandra :D

      Eliminar
    2. Exactamente - acho que eles sabem aceitar melhor uma crítica. Por isso, é que me sinto mais à-vontade a viver aqui. Sinto-me mais livre. E aprendi a dizer "não", algo que tinha muito dificuldade. Aprendi também a respeitar mais os meus limites. E que tenho o direito de me expressar. Gosto muito da forma como podemos participar socialmente e somos estimulados a sugerir.
      Sim, já tinha reparado que tinhas tido uma educação mais holandesa. Aliás, houve um comentário do teu pai que li há uns posts atrás (quando falavas de ter vindo para cá) e pensei, na altura, houvesse mais pais a falar assim e tínhamos de certeza famílias mais unidas e mais apoiantes e cidadãos mais assertivos. Eu, por exemplo, fui muito censurada or certas pessoas por vir para cá e não deixei ninguém pendurado, com falat de apoio...e por aqui me fico...;-)

      Eliminar
  2. Fizeste muito bem. Se mais pessoas fizessem isso!...

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar
  3. É mesmo uma coisa portuguesa deixar esse tipo de coisas acontecer e não "reclamar". É interessante ver essa diferença de culturas, eu acho que fizeste muito bem!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  4. Acho que fizeste muito bem... infelizmente somos cada vez mais a sofrer e SOP, poxa... tambem eu ja tive as minhas aventuras e desventuras a custa desta doenca que me foi diagnosticada aos 18... e infelizmente agravou por causa da pilula e da negligencia do meu medico de familia em PT :/ O nosso organismo habitua-se a uma coisa e depois fica mais dificil de voltar ao normal...
    Coragem e muita forca, a gora e viver um dia de cada vez com estas doencas cronicas
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso a pílula sem interrupção pode ser mesmo uma solução a longo prazo. Por norma a pílula até preserva fertilidade, mas tem de ser escolhida muito bem.
      Espero que estejas melhor, que consigas ter uma vida o mais possível normal!

      Eliminar
  5. Acho que fizeste o que devia ser feito! Sou da tua opinião, se ninguém nos disser, nunca saberemos que errámos.
    E ainda bem que és teimosa ou devo dizer... Persistente? A palavra é mais fofinha xD
    Beijinho e GO GIRL!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou persistente mas também teimosa. Acho que se não fosse teimosa não tinha andado mais de um ano para me diagnosticarem. Tinha ouvido o primeiro médico a dizer q n devia ser nada e ia para casa, como muitas mulheres fazem...
      Mas sim, espero que ele tenha tido em consideração que este caso pode não ser isolado :D

      Eliminar